16 julho 2010

Nossa Senhora do Carmo



A Sagrada Escritura celebra a beleza do Carmelo,onde o profeta Elias defendeu a pureza da Fé de Israel no Deus vivo. No século XII, alguns eremitas foram viver neste monte e mais tarde constituíram uma Ordem de vida contemplativa sob o patrocínio da Santa Mãe de Deus, Maria. (Liturgia da Horas)

A Ordem dos Carmelitas, uma das mais antigas na história da Igreja, embora considere o profeta Elias como o seu fundador é uma Ordem que pertence a Maria, honrada como a Bem-aventurada Virgem do Carmo. Elias e Maria estão unidos numa narração que tem sabor de lenda. Refere o Livro das Instituições dos primeiros monges: "Em lembrança da visão que mostrou ao profeta a vinda desta Virgem sob a figura de uma pequena nuvem que saía da terra e se dirigia para o Carmelo (1Rs 18,20-45), os monges, no ano 93 D.C. destruíram sua antiga casa e construíram uma capela sobre o monte Carmelo, na Palestina, perto da fonte de Elias em honra desta primeira Virgem voltada a Deus.

Expulsos pelos Sarracenos no século XIII, os monges que haviam recebido do Patriarca de Jerusalém, Santo Alberto, uma regra aprovada em 1226 pelo Papa Honório III, foram para ao Ocidente e na Europa fundaram vários mosteiros, superando várias dificuldades, nas quais, porém, puderam experimentar a proteção da Virgem. Um episódio em particular sensibilizou os devotos: Os irmãos suplicavam humildemente a Maria que os livrasse das insídias infernais. A um deles, Simão Stock, no dia 16 de Julho de 1251, enquanto rezava, a Mãe de Deus apareceu acompanhada de uma multidão de anjos, segurando nas mãos o escapulário da ordem e lhe disse: "Hoc erit tibi et cunctis Carmelitis privilegium, in hoc habitu moriens salvabitur" (Isto é um privilégio para você e todos os Carmelitas, todo o que for revestido deste hábito será salvo). - considerações sobre o uso do escapulário aqui

O dia da festa então foi fixada para o dia 16 de julho, dia dessa aparição. E  logo começou a ser celebrada também fora da Ordem. Em 1726, espalhou-se por toda a Igreja do Ocidente, por obra do Papa Bento XIII.

*************
Como Carmelita da Terceira Ordem, este é um dos dias mais importante para a nossa Igreja doméstica. Vamos a uma missa-novena em honra a Nossa Senhora do Carmo e temos uma grande festa com os nossos amigos OCDS ou não.
Este é um bolo de chocolate feito com a figura laminada do escapulário e a decoração é claro marrom e creme, as cores do hábito Carmelita.


Oração:
Venha, ó Deus,em nosso auxílio a gloriosa intercessão de Nossa Senhora do Carmo, para que possamos, sob sua proteção, subir ao monte que é Cristo. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover