Orações Indulgênciadas


O DOM DA INDULGÊNCIA

O dom da indulgência manifesta a plenitude da misericórdia de Deus, que é expressa em primeiro lugar no sacramento da Reconciliação.....depois do perdão do pecado, obtido mediante esse sacramento, o ser humano permanece marcado por aqueles "resíduos" que não o tornam totalmente aberto à graça, e precisa de purificação e renovação total do homem em virtude da graça de Cristo...

Entende-se por indulgência a "remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições pela ação da Igreja que, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica, por sua autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos"...

Para obter as Indulgências, tanto plenárias como parciais, é preciso que:
-antes de cumprir as últimas disposições da obra indulgenciada, o fiel esteja em estado de graça;
-tenha a disposição interior do completo afastamento do pecado, mesmo o venial;
-confesse sacramentalmente os pecados;
-receba a Santíssima Eucaristia;
-ore pela as intenções do Sumo Pontífice.

5. É conveniente, mas não é necessário que a Confissão sacramental, e em especial a sagrada Comunhão e a oração pelas intenções do Papa sejam feitas no mesmo dia em que se cumpre a obra indulgenciada, mas é suficiente que estes ritos sagrados e orações se cumpram dentro de alguns dias (cerca de 20), antes ou depois do ato indulgenciado....Requerem-se uma distinta sagrada Comunhão e uma distinta prece pelas  intenções do Santo Padre, para cada Indulgência plenária.
7. As Indulgências são sempre aplicáveis a si próprio ou às almas dos defuntos, mas não a outras pessoas vivas sobre a terra.

Fonte: Penitenciaria Apostólica Vaticano -2000

***********************
Todas as orações que serão colocadas neste blog são Indulgenciadas e foram retiradas do livro: "The handbook of Indulgences - Norms and Grants".
*EXTRAÍDAS DO MANUAL DE INDULGÊNCIAS DA SANTA SÉ

Vale a pena destacar aqui a indulgência plenária que se pode ganhar uma vez por dia, para si mesmo ou para as almas; realizando uma das seguintes obras:

1. adoração ao Santíssimo Sacramento pelo menos por meia hora (concessão n. 3);
2. leitura espiritual da Sagrada Escritura ao menos por meia hora (concessão n. 50);
3. piedoso exercício da Via Sacra (concessão n. 63);
4. recitação do Rosário de Nossa Senhora na igreja, no oratório ou na família ou na comunidade religiosa ou em piedosa associação (concessão n. 63).

Culto aos Santos - Concede-se indulgência parcial ao fiel que, no dia da celebração litúrgica de qualquer Santo, recitar em sua honra a oração tomada do Missal ou outra aprovada pela autoridade eclesiástica.

Ladainhas -Com indulgência parcial são enriquecidas as ladainhas aprovadas pela autoridade competente. Sobressaem-se entre elas as seguintes: Santíssimo Nome de Jesus, ;  Sagrado Coração de Jesus, ; Preciosíssimo Sangue de Cristo; Nossa Senhora ; São José; Todos os Santos

Novenas - Concede-se indulgência parcial ao fiel que assistir devotamente as novenas públicas que se fazem antes das solenidades do Natal, de Pentecostes e da Imaculada Conceição.

Rosário - Indulgência plenária, se o Rosário for recitado na igreja ou oratório ou em família, na comunidade religiosa ou em piedosa associação. Indulgência parcial, em outras circunstâncias.
O Rosário é uma fórmula de oração em que distinguimos quinze dezenas de saudações angélicas - Ave Marias -, separadas pela oração dominical - Pai Nosso - e em cada uma recordamos em piedosa meditação os mistérios da nossa redenção. Chama-se também a terça parte dessa oração o Terço.

Para a indulgência plenária determina-se o seguinte:
1. Basta a reza da terça parte do Rosário, mas as cinco dezenas devem-se recitar juntas.
2. Piedosa meditação deve acompanhar a oração vocal.
3. Na recitação pública, devem-se anunciar os mistérios, conforme o costume aprovado do lugar; na recitação privada, basta que o fiel ajunte a meditação dos mistérios à oração vocal.
4. Entre os orientais, onde não existe a prática desta devoção, os Patriarcas poderão determinar outras orações em honra da santíssima Virgem Maria (por exemplo, entre os bizantinos o hino “Akathistos” ou o ofício “Paraclisis”), que gozarão das mesmas indulgências.



Leia: Manual de Indulgência da Santa Sé
 
Pin It button on image hover