17 julho 2009

O Escapulário sem superstição




Os sacramentais não conferem a graça do Espírito Santo à maneira dos sacramentos, mas pela oração da Igreja, preparam para receber a graça e dispõem para cooperar com ela. «Portanto, a liturgia dos sacramentos e sacramentais oferece aos fiéis bem dispostos a possibilidade de santificarem quase todos os acontecimentos da vida por meio da graça divina que deriva do mistério pascal da paixão, morte e ressurreição de Cristo, mistério onde vão buscar a sua eficácia todos os sacramentos e sacramentais. E assim, quase não há uso honesto das coisas materiais que não possa reverter para este fim: a santificação dos homens e o louvor a Deus» (CIC - 1670)
A devoção à Nossa Senhora do Carmo possui uma relação histórica e estreita com os valores espirituais da Ordem dos Irmãos da Santíssima Virgem do Monte Carmelo que é expressada através do uso do escapulário. Aquele que recebe o escapulário se torna membro da Ordem e se compromete a viver de acordo com esta espiritualidade em conformidade com o seu estado de vida....O escapulário é um pequeno sinal do grande ideal Carmelita - Intimidade com Deus e amizade entre seus discípulos.(1)

Esta devoção é verdadeiramente universal e é uma prática que tem sido recomendada pelo Magistério por centenas de anos.(255) A imposição do escapulário deve ser celebrada com seriedade. Não deve ser improvisada. O escapulário deveria ser imposto após um período de preparação onde o fiél seria informado sobre a natureza e o efeito dessa associação que ele estará fazendo parte e as obrigações que estará assumindo.(257).(2)

Regras práticas:

- A imposição do Escapulário (dois pedaços de tecido marrom) acontece somente uma vez. E deve ser feita por um padre ou pessoa autorizada pela Igreja usando-se o ritual de imposição também autorizado pela Igreja Católica;
- Depois de imposto pode ser substituído por uma medalha com a imagem do Sagrado Coração de Jesus de um lado e a imagem de Nossa Senhora do outro;
- Usando o escapulário, afirmamos viver uma vida cristã autêntica, seguir os ensinamentos do Evangelho, receber os sacramentos devidamente preparados, professar uma devoção especial à Santíssima Virgem e que deve ser expressada diariamente. (1,3)

O Escapulário Carmelita

NAO É:
- Amuleto ou talismã de proteção;
- Garantia automática de salvação;
- Uma dispensa para não viver de acordo com as exigências da vida cristã.

ELE É:
-  Aprovado pela Igreja;
-  Sinal que decidimos seguir Jesus como fez Maria: entregar-se totalmente a Deus e a Sua vontade, guiar-se  pela fé, esperança e caridade, estar atento as necessidades alheias, rezar a todo instante, descobrir a  presença de Deus em tudo o que acontece ao nosso redor;
- Marca que fomos introduzidos a família Carmelita;
- Símbolo que renovamos a esperança em encontrar-nos com Deus na vida eterna através da intercessão e proteção de Maria.(1,3)

*usar o escapulário sem aceitar as responsabilidades que estão relacionadas com o uso do mesmo é reduzi-lo à um amuleto de sorte. (3)
   
Fontes:
(1) A doutrina sobre o Escapulário de NS do Carmo - Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos (1996)
(3) Catequese e Ritual sobre O Escapulário de NS do Carmo emitido por OCD e OCarm - (2000)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover