16 abril 2011

A semana Santa



...138. "Na Semana Santa a Igreja celebra os mistérios da salvação realizada por Cristo nos últimos dias de sua vida terrena, a começar pela sua entrada messiânica em Jerusalém" (141).

As pessoas notavelmente se envolvem nos ritos da Semana Santa....No entanto, no decurso dos tempos, uma forma de paralelismo celebrativo surgiu nos ritos da Semana Santa o que resultou em dois ciclos cada um com sua característica específica: um é estritamente litúrgico e o outro é marcado por exercícios particulares de piedade, especialmente as procissões.

Esta divergência deve ser orientada para uma correta harmonização das celebrações litúrgicas e exercícios piedosos. De fato, a atenção e o interesse nas manifestações de piedade popular, tradicionalmente observado entre as pessoas, deve conduzir a uma apreciação correta das ações litúrgicas e que são apoiados pela piedade popular.

Domingo de Ramos

Palmas, ramos de oliveira e outras folhas.

139. Semana Santa começa com o Domingo de Ramos ou o "Domingo da Paixão", que une o esplendor real de Cristo com a proclamação da Paixão "(142).

A procissão, que comemora a entrada messiânica de Cristo em Jerusalém, é alegre e popular em seu caráter. Os fiéis costumam manter as palmas ou ramos de oliveira ou outras folhas que foram abençoadas no Domingo de Ramos em suas casas ou em seus locais de trabalho.

Os fiéis, no entanto, devem ser instruídos sobre o significado desta celebração para que eles possam compreender o seu significado. Eles devem ser oportunamente lembrados que o importante é a participação na procissão e não apenas a obtenção de palmas ou de ramos de oliveira. Palmas ou ramos de oliveira não deve ser mantido como amuletos, ou para razões terapêuticas ou mágicas para afastar os maus espíritos ou para impedir danos causados pelos mesmos nos campos ou nas casas, no qual podemos assumir tipos de  superstições disfarçadas.

As palmas e ramos de oliveira são mantidos em casa como um testemunho de fé em Jesus Cristo, rei messiânico, e na sua vitória pascal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover