23 março 2011

Via Crucis


                                                                       Via Crucis

131. De todos os exercícios piedosos ligado com a veneração da cruz, nenhum é mais popular entre os fiéis do que a Via Crucis. Através deste exercício de piedade, os fiéis comoventes acompanham a viagem final terrena de Cristo: a partir do Monte das Oliveiras, onde o Senhor ", em uma pequena propriedade chamada Getsêmani" (Mc 14, 32), foi tomado pela angústia (cf. Lc 22 , 44), ao Calvário onde Jesus foi crucificado entre dois ladrões (cf. Lc 23, 33), ao jardim onde ele foi colocado na tumba recém-cortada (João 19, 40-42).

O amor dos fiéis por esta devoção é amplamente atestado pelas inúmeras Via Crucis erguida em tantas igrejas, santuários, mosteiros, no campo, e sobre os caminhos de montanha, onde as várias estações são muito evocativas.

132. A Via Sacra é uma síntese das várias devoções que têm surgido desde a alta Idade Média: a peregrinação à Terra Santa durante o qual o fiél devotamente visita os lugares associados a Paixão do Senhor; devoção a três quedas de Cristo sob o peso da Cruz, a devoção a "jornada dolorosa de Cristo" que consiste na peregrinação de uma igreja para outra em memória da Paixão de Cristo, a devoção às estações de Cristo, aqueles lugares onde Cristo parou em seu caminho no Calvário, obrigado a fazê-lo por sua executores ou esgotados pelo cansaço, ou movido de compaixão para dialogar com aqueles que estavam presentes na sua Paixão.

Na sua forma atual, a Via Crucis, amplamente promovidas por São Leonardo da Porto Maurizio (1751), foi aprovado pela Sé Apostólica e indulgenciada (137), e é composto de quatorze estações desde meados do século XVII.

133. A Via Sacra é uma viagem feita no Espírito Santo, o fogo divino que ardia no coração de Jesus (cf. Lc 12, 49-50) e levou-o para o Calvário. Esta é uma viagem muito estimado pela Igreja, uma vez que mantém a memória viva dos gestos e palavras dos últimos dias na terra do seu Esposo e Senhor.

Na Via Crucis, várias vertentes na piedade cristã unem-se: a idéia da vida ser uma viagem ou peregrinação, como uma passagem do exílio terreno ao nosso verdadeiro lar no céu, o desejo profundo de sermos conformes à Paixão de Cristo, as demandas de seguir a Cristo, o que implica que os seus discípulos devem seguir o Mestre todos os dias carregando suas próprias cruzes (cf. Lc 9, 23).

A Via Sacra é um exercício piedoso particularmente apto para a Quaresma.

134. As seguintes sugestões podem revelar-se útil para uma frutuosa celebração da Via Crucis:
- a forma tradicional da Via Crucis com suas quatorze estações deve ser mantido como forma típica deste exercício de piedade, de vez em quando, porém, se a ocasião exigir, uma ou outra das estações tradicionais eventualmente podem ser substituída por uma reflexão sobre algum outro aspecto da narração evangélica da viagem para o Calvário que são tradicionalmente incluídos nas Estações da Cruz;

- formas alternativas da Via-Sacra foram aprovados pela Sé Apostólica (138) ou usada publicamente pelo Romano Pontífice (139): estas podem ser considerados como formas genuínas da devoção e podem ser usados ​​conforme a ocasião poderia justificar;

- a Via Sacra é uma devoção piedosa relacionados com a Paixão de Cristo, que deve concluir, entretanto, de tal forma a deixar os fiéis com um sentimento de expectativa da ressurreição na fé e na esperança, seguindo o exemplo da Via Sacra em Jerusalém que termina com a estação no Anastasis, a festa pode terminar com uma comemoração da ressurreição do Senhor.

135. Há inúmeros textos existentes para a celebração da Via Crucis. Muitos deles foram compilados por pastores que estavam sinceramente interessados ​​neste exercício piedoso e convencidos de sua eficácia espiritual. Os textos também foram fornecidos por leigos autores que eram conhecidos por sua piedade exemplar, santidade de vida, a doutrina e as qualidades literárias.

Tenha em mente que as instruções devem ter sido estabelecido pelos bispos em questão, a escolha de textos para a Via Crucis deverá ter em consideração a condição das pessoas que participam na celebração e o sábio princípio de integração pastoral de renovação e continuidade. É sempre preferível escolher os textos ressonante com a narrativa bíblica e escrito num estilo claro e simples.

A Via Crucis em que os hinos, o silêncio, procissão e reflexiva pausas são sabiamente integrados de forma equilibrada, contribuem significativamente para a obtenção dos frutos espirituais do piedoso exercício.

Fonte: Vaticano


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In Christo Rege!

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