28 novembro 2010

Primeiro Domingo do Advento



105. A piedade popular,...pode contribuir efetivamente para a conservação dos valores do Advento, que não raramente são ameaçados pela comercialização do Natal e da superficialidade dos consumidores.
96. O Advento é um tempo de espera, de conversão e de esperança:
- espera de memória da primeira, humilde vinda do Senhor em nossa carne mortal; súplica de espera para o final - Sua vinda gloriosa como Senhor da História e Juiz universal;
- conversão, no qual a liturgia deste tempo, muitas vezes cita os profetas, especialmente de João Batista, "Arrependei-vos pois o reino dos céus está próximo" (Mt 3,2);
- alegre esperança de que a salvação consumado por Cristo (cf. Rm 8, 24-25) e a realidade da graça no mundo, amadurecerá e chegará a sua plenitude, assim, conceder-nos o que é prometido pela fé, e "seremos como Ele porquanto o veremos como ele realmente é "(João 3,2).

97. A piedade popular é particularmente sensível ao Advento, especialmente quando vista como a memória da preparação para a vinda do Messias. O povo cristão está profundamente consciente do longo período de expectativa que antecedeu o nascimento do nosso Salvador. Os fiéis sabem que Deus sustentou a esperança de Israel na vinda do Messias pelos profetas.

A piedade popular não está desatento a este evento extraordinário. Na verdade, é intimidado com a perspectiva de Deus da glória encarnado no seio da humilde e modesta Virgem Maria. Os fiéis são particularmente sensíveis às dificuldades enfrentadas pela Virgem Maria durante a gravidez, e são profundamente comovido com o fato de que não havia lugar na pousada para José e Maria, quando ela estava prestes a dar à luz ao menino Jesus ( cf Lc 2,7).

Várias expressões de religiosidade popular ligada com o Advento surgiram ao longo dos séculos. Estas expressões têm sustentado a fé do povo, e de em geração para geração, eles conservaram muitos aspectos valiosos do tempo litúrgico do Advento.

A coroa do Advento
98. Colocar quatro velas em folhas verde se tornou um símbolo do Advento na casa de muitos cristãos, especialmente nos países Germânicos e na América do Norte.
A coroa do Advento, com a iluminação progressiva das suas quatro velas domingo após domingo até a Solenidade do Natal, é uma lembrança das várias etapas da história da salvação antes da vinda de Cristo e um símbolo da luz profética iluminando gradualmente a longa noite anterior ao nascer do Sol da justiça (cf. Ml 3,20; Lc 1,78). (leia mais sobre os símbolos da coroa aqui)

Procissões do Advento
99. Em muitas regiões, vários tipos de procissões são realizadas no Advento, para anunciar publicamente o nascimento iminente do Salvador (a "estrela do dia" em algumas procissões italianas), ou para representar a viagem para Belém de Maria e José e a busca por uma lugar em qual Jesus iria nascer (as Posadas, na tradição Hispânica e Latino-americana).

A Virgem Maria e o Advento
A Liturgia celebra frequentemente e de uma forma exemplar à Virgem Maria  durante o tempo do Advento (115). Lembra  a mulher do Velho Testamento que prefigurou e profetizou a missão de Nossa Senhora, exalta a sua fé e a humildade com que ela prontamente e totalmente submeteu-se ao plano de salvação de Deus, destaca a sua presença nos eventos de graça que precede o nascimento do Salvador . A piedade popular também dedica uma atenção especial à Virgem Maria durante o Advento. Isto é evidente pelos muitos exercícios de devoçaõ praticados neste momento, especialmente a novena da Imaculada Conceição e do Natal.

Entretanto, o significado do Advento, "tempo que é particularmente apropriada para o culto da Mãe de Deus" (116), não pode ser representado apenas como um "mês mariano".

O Presépio
104. Como é sabido, além das representações do presépio que encontramos nas igrejas desde a Antiguidade, o costume de construir presépios em casa foi amplamente divulgado a partir do século XIII, sem dúvida, influenciado pelo presépio de  São Francisco de Assis em Greccio. Sua preparação, em que as crianças desempenham um papel importante, é uma ocasião para os membros da família entrar em contato com o mistério do Natal, enquanto se reúnem para um momento de oração ou para ler os relatos bíblicos do nascimento do Senhor.

A piedade popular e o espírito do Advento
...A piedade popular percebe que é impossível comemorar o nascimento do Senhor exceto em uma atmosfera de sobriedade, simplicidade alegre e de preocupação com pobres. A expectativa do nascimento do Senhor nos torna sensíveis ao valor da vida e o dever de respeitar e defendê-la desde a concepção. A piedade popular intuitivamente, entende que não é possível de forma coerente celebrar o nascimento d'Ele ", que salvou seu povo dos seus pecados" sem algum esforço para vencer o pecado em sua própria vida, enquanto espera vigilante por Ele que voltará no fim dos tempos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover