26 novembro 2009

Símbolos da coroa de Advento


A forma circular: O círculo não tem princípio, nem fim. Como Deus, sem princípio e nem fim. Além disso, o círculo dá uma idéia de "elo", de união entre Deus e as pessoas, como uma grande "Aliança".

As ramas verdes: Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida. Bênçãos que nos foram derramadas pelo Senhor Jesus, em sua primeira vinda entre nós, e que agora, com esperança renovada, aguardamos a sua consumação, na sua segunda e definitiva volta.

As quatro velas: As quatro velas da coroa simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento. No inicio, vemos nossa coroa sem luz e sem brilho. Nos recorda a experiência de escuridão do pecado. A medida em que se vai aproximando o natal, vamos ao passo das semanas do Advento, acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada, em meio de nós, do Menino Jesus, luz do mundo, quem dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada.

As cores: roxo significa penitência, aflição e melancolia e o rosa significa alegria.

Nos domingos de Advento, é de costume que as famílias e as comunidades católicas se reunam em torno à coroa para rezar; se acende a vela que corresponde a semana em questão e lêe-se uma passagem da Bíblia própria do tempo do Advento,se fazem algumas meditações ou se reza o Liturgia das Horas.

Sugestões:

a) Fazer a coroa de Adevnto em família, aproveitando a ocasião para ensinar as crianças o sentido e o significado de tal símbolo de natal.

b) A coroa deverá estar em um lugar privilegiado da casa, de preferência onde seja facilmente visível a todos, recordando assim a vinda cada vez mais próxima do Senhor Jesus e a importancia de preparar-se bem para este momento.

c) É conveniênte fixar um horário para se rezar em volta da coroa de Advento de manera tal que seja uma ocasião familiar e ordenada, com a participação consciente de todos.

d) Se recomenda repartir as funções de cada membro da família durante a oração. Um acende a vela, outro  lê a passagem bíblica, outro que faz algumas preces, outro que faz algum comentário... em fim, a idéia é que todos possam participar e que seja uma ocasião de encontro familiar.

Acima de tudo lembre-se que isto é uma preparação espiritual para a vinda do Messias!

 Aprenda como rezar o Liturgia das Horas para o tempo do advento AQUI






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover