29 setembro 2010

Festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael



213. Com uma linguagem clara e sóbria da catequese, a Igreja ensina que "a existência de seres espirituais, não-corporais que a Sagrada Escritura habitualmente chama de "anjos" é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura é tão claro quanto a unanimidade da Tradição "(280).

Tradição trata os anjos como mensageiros de Deus, "os poderosos executivos de Seus mandamentos e que estão sempre prontos ao som das Suas palavras" (Sl 103, 20). Ajudam no Seu plano salvífico e são "enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação" ( Hb 1, 14).

214....Os fiéis também estão conscientes do papel desempenhado pelos anjos na vida de Jesus: o Anjo Gabriel anunciou a Maria que ela iria conceber e dar à luz ao Filho do Altíssimo (cf. Lc 1, 26-38), e que um anjo revelou a José a origem sobrenatural da concepção de Maria (cf. Mt 1, 18-25); Os anjos aparecem aos pastores de Belém com a notícia da grande alegria do nascimento do Salvador (cf. Lc 2, 8-24 ), "o Anjo do Senhor" protegeu o bebê Jesus quando ele foi ameaçado por Herodes (cf. Mt 2, 13-20); Anjos ministraram a Jesus no deserto (cf. Mt 4, 11) e confortou-O em sua agonia (Lc 22, 43), as mulheres reunidas diante do túmulo, anunciaram que Ele tinha ressuscitado (cf. Mc 16, 1-8), eles aparecem de novo na Ascensão, revelando o significado para os discípulos e anunciar que "... Jesus voltará do mesmo modo como o vistes ir" (Atos 1, 11).

Os fiéis terão então, entendido o significado da exortação de Jesus a não menosprezar um só destes pequenos,  pois "seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus" (Mt 18, 10), e da garantia de Sua consolação de que "haverá júbilo entre os Anjos de Deus por um só pecador que se arrependa" (Lc 15, 10). Os fiéis também compreende que "o Filho do homem virá na sua glória com todos os seus anjos" (Mt 25, 31) para julgar os vivos e os mortos e trazer a história a um fim.

215. A Igreja...venera estes espíritos celestes e recorre à sua intercessão.

217. Popular devoção ao Santos Anjos, que é legítimo e bom, pode, no entanto, dar origem a desvios:

- quando, como às vezes pode acontecer, os fiéis são levados pela idéia de que o mundo está sujeito a demiurgica lutas, ou uma batalha incessante entre espíritos bons e maus, ou anjos e demônios. E que o homem é deixado à mercê de forças superiores e sobre os quais ele é impotente. Essas cosmologias tem pouca relação com a visão do verdadeiro Evangelho na luta para vencer o Diabo, que requer um compromentimento moral, opção fundamental para o Evangelho, a humildade e a oração;

- quando nos acontecimentos da vida diária, que pouco ou nada tem a ver com o nosso amadurecimento progressivo no caminho para Cristo, são lidos esquematicamente ou de forma simplista, na verdade, infantilmente, a fim de atribuir todos os contratempos ao diabo e todo o sucesso aos Anjos da Guarda. A prática de atribuir nomes aos Santos Anjos deve ser desencorajada, exceto no caso de Gabriel, Rafael e Miguel, cujos nomes constam nas Escrituras Sagradas.

Fonte: Diretório sobre piedade popular

****************

No ano de 1994, durante o ano internacional da família, o Papa João Paulo II pediu a todos os católicos que rezassem a Oração à São Miguel diariamente. Leia aqui em Espanhol

**************
Para celebrarmos, resolvi fazer um anjo de tecido e que poderá ser colocado na nossa árvore de Natal!!

Como fazer um anjo de tecido:


Recorte o molde abaixo para fazer as asas no tecido que quiser.


Corte um pedaço de tecido na forma de quadrado (usei tesoura zigue-zague) e coloque uma bolinha de algodão no centro e amarre com uma fita;
Cole um palitinho de pirulito ou canudinho (aqueles de caixinha de suco) para fazer os braços;
Costure (ou cole com cola para tecido) as asas na parte de trás do anjo.
Se quiser, amarre um cordão nos braços (canudo) para pendurar na árvore de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover