22 junho 2010

A Visão Beatífica


Benedictus Deus
Constituição emitida pelo Papa Bento XII em 1336

Através desta Constituição que deve permanecer em vigor para sempre, nós, com autoridade apostólica, definimos o seguinte:
De acordo com a disposição geral de Deus as almas de todos os santos que partiram deste mundo antes da paixão de nosso Senhor Jesus Cristo e também dos santos apóstolos, mártires, confessores, virgens e outros fiéis que morreram depois de receber o santo batismo de Cristo desde que não necessitassem de purificação alguma quando morrreram ou não necessitarão de nenhuma quando morrerem no futuro, ou então, se necessário alguma purificação após terem sido purificados depois da morte e também as almas das crianças que renasceram pelo batismo de Cristo ou as que serão batizadas se morrerem antes de atingir o uso do livre arbítrio: todas essas almas imediatamente (mox) após a morte e no caso daquelas que precisaram de purificação após a terem sido purificadas como mencionado acima, desde a Ascensão de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo ao céu , já antes de assumir seus corpos novamente e antes do juízo final, têm estado, estão e estarão com Cristo no céu, no Reino dos céus e paraíso, juntando-se à companhia dos santos anjos. Desde a paixão e morte do Senhor Jesus Cristo essas almas tem visto e vêem a essência divina com uma visão intuitiva e face à face sem a mediação de nenhuma criatura como meio de objeto da visão e sim a essência divina que se manifesta imediatamente para eles, claramente, luminosamente e abertamente, e nesta visão gozam a essência divina. Além disso, por esta visão e gozo, as almas daqueles que já morreram são verdadeiramente abençoadas e possuem a vida eterna e descanso. Também as almas daqueles que morrerão no futuro irão ver a mesma essência divina e desfrutarão antes do juízo final.

Tal visão e desfrute da essência divina acabam com os atos de fé e esperança nestas almas já que a fé e a esperança são virtudes propriamente teológicas. Após essa visão intuitiva, face a face e gozo que tem ou terá começado nestas almas, a mesma visão e desfrute tem continuado e continuará sem interrupções e sem fim até o Juízo Final e a partir de então para sempre.

(Sobre o inferno e o juízo final)

Além disso, nós definimos que, segundo a disposição geral de Deus, as almas daqueles que morrem em pecado mortal  vão para o inferno imediatamente (MOX) após a morte e lá sofrem a dor do inferno. No entanto, no dia do juízo todos os homens aparecerão com seus corpos "perante o tribunal de Cristo" para dar conta de suas ações pessoais " de modo que cada um receberá o bem ou o mal de acordo com o que fizera enquanto no corpo "(2 Cor 5,10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover