24 junho 2010

O nascimento de São João Batista

O culto a São João Batista, esta presente na Igreja Cristã desde os tempos antigos...de todos os santos, ele é o único cujo nascimento também é celebrado - como acontece com Cristo e a Virgem Maria.

Em virtude dele ter batizado Jesus no rio Jordão, muitos batistérios são dedicados a ele e à sua imagem... é encontrada perto de muitas fontes de batismo. Ele é o padroeiro dos condenados à morte ou que tenham sido presos por causa do testemunho da fé, em virtude da prisão dura que ele sofreu e da morte que ele encontrou.

A data de nascimento de João Batista (24 de Junho) foi fixado em relação ao de Cristo (25 de Dezembro): de acordo com o que foi dito pelo Anjo Gabriel, quando Maria concebeu Nosso Salvador, Isabel já estava grávida de seis meses (Lc 1, 26-36).  A data de 24 de Junho está também relacionada com o ciclo solar do hemisfério Norte. A festa é celebrada como o Sol, que girando em direção ao sul, começa a declinar: um fenômeno que é usado para simbolizar João Batista, que disse em relação a Jesus: "crescere oportet illum, me autem minui" (João 3, 30).

A missão de João Batista de dar testemunho da luz (Jo 1, 7) está na origem do costume de abençoar fogueiras na véspera do dia 24 de Junho - ou pelo menos deu um sentido cristão para a prática. A Igreja abençoa tais fogueiras, rogando a Deus que os fiéis possam superar as trevas do mundo e alcançar "a luz indefectível" de Deus (309). (225)
Fonte: Vaticano - Diretório sobre a piedade popular

**************
No Brasil, é comum termos vinho quente e quentão mas por causa das criancas (assim como a tradição da fogueira) resolvemos celebrar com - Suco de maçã quente - uma versão infantil do vinho quente.


 
2 litros de suco de maça;
2 pedaços de canela em pau;
3 ou 4 cravos;
¼ de copo de açucar mascavo.
Combine todos os ingredientes em uma panela e cozinhe por 2 horas.

Oração à São João Batista
Ó Deus, que suscitastes São João Batista, a fim de preparar para o senhor um povo perfeito, concedei à vossa Igreja as alegrias espirituais e dirigi nossos passos no caminho da salvação e da paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

*Indulgência parcial - se rezada no dia de sua Festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover