29 maio 2010

Que tal celebrarmos o dia em que fomos Batizados?


 O SACRAMENTO DO BATISMO




O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito («vitae spiritualis ianua – porta da vida espiritual») e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Batismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão . «Baptismos est sacramentam regeneratiorais per aquam in Verbo – O Batismo pode definir-se como o sacramento da regeneração pela água e pela Palavra» (1213 CIC)
Acho que poucas pessoas comemoram o seu dia de Batismo. Nunca encontrei um cartão assim - "FELIZ DIA DE BATISMO!"  Nós, como  católicos devemos marcar este dia que nos proporciona um novo nascimento. O rito de iniciação deve ser sempre comemorado e lembrado por aquilo que é: a nossa participação na vida do mistério de Deus Divino. Infelizmente, a maioria dos católicos não estão cientes da data do seu Batizado. Ao longo de nossas vidas nós comemoramos os aniversários de nascimentos, casamentos, aniversário de morte de uma pessoa, feriados, etc ... mas por algum motivo desconhecido, não comemoraram o dia em que se tornaram membros do Corpo de Cristo!! O Batismo nos permite participar da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Uma vez que temos experimentado nas águas do batismo, não só participar na vida sacramental da nossa Igreja, mas também em todas as partes dos acontecimentos da vida misteriosa do Povo de Deus.


O Batismo é o primeiro sacramento para compartilhar uma vida no Divino Espírito Santo, seguido por outros sacramentos da iniciação cristã - Confirmação e Eucaristia -,  Reconciliação e Casamento e assim por diante. O poder de Deus esta presente em todos estes eventos de Graça. A presença de Deus é a verdadeira celebração do Batismo.

Como católicos, devemos francamente comemorar o dia em que fomos batizados. Batismo expulsa o pecado original.  Quando eu soprar as velas no bolo do meu aniversário de batismo me lembrarei que, como católico, somos chamados à luz e vida em Jesus. - A vela, acesa no círio pascal, significa que Cristo iluminou o neófito. Em Cristo, os batizados são «a luz do mundo».(1243 - CIC)

Não sei se o meu desejo de celebrar o dia em somos batizados ganharia popularidade. Mas aqui, na nossa Igreja Católica, este é um dia de grande comemoração!! Vamos à missa, renovamos a Promessa de Batismo, pois a renovação dessa promessa é um ato efetivo pelo qual prometemos a Deus renegar a Lúcifer, às suas pompas, isto é, às falsas doutrinas que o demônio espalha pelo mundo, e às suas obras, os pecados. A renovação das promessas de Batismo nos unem a Deus e afugentam o demônio e suas tentações. E claro que temos bolo ou qualquer outra coisa que o celebrante gostaria.



Seja qual for o caso, devemos ser gratos pela a vida e a fé que nos foram dadas no dia do nosso Batismo. Vamos comemorar como católicos esse dia que nos - purifica, santifica e justifica (1227-CIC) - com bolo e festa com igual fervor de outras celebrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover