28 agosto 2012

Como fazer um Ostensório {artesanato}




Todos os dias temos a Benção do Santíssimo Sacramento antes da missa. Sempre chego alguns minutos antes para que meus filhos possam ir se acostumando com a adoração do Santíssimo. Ainda que eu nunca tenha dado uma aula sobre a exposição do Santíssimo, eles sabem que estamos adorando, conversando com Jesus. Eles sempre se comportam perfeitamente, imitando tudo que eu faço. Até que um dia meu filho mais velho perguntou quando Jesus ia chegar, expliquei que ele estava escondido na hóstia. Ele aceitou mas percebi que precisava mais.

Resolvi fazer um ostensório para comemorar o aniversário do meu batizado que é no mesmo dia da Festa de Santa Clara de Assis, uma ótima oportunidade para ler sobre a sua vida e o amor que ela dedicou ao Santíssimo Sacramento.    

A sua fé na presença real da Eucaristia era tão grande que, por duas vezes, se verificou um acontecimento milagroso. Só com a ostensão do Santíssimo Sacramento, ela afugentou os soldados mercenários sarracenos, que estavam prestes a invadir o convento de São Damião e a devastar a cidade de Assis. (AUDIÊNCIA GERAL de 15/09/2010)
Procurei online e não achei nada muito fácil e/ou prático (e bonito:). Este tutorial é uma mistura das idéias que achei online.




Material:
- rolo de papel toalha;
- copo plástico ou pratinho fundo descartável;
- papel laminado dourado ou papel alumínio;
- tesoura;
- fita adesiva transparente;
- pedrinhas adesivas (opcional);
- prato de papel ou cartolina ou imprima o pdf em papel mais rígido tipo opaline;
- auréola com Jesus; imprima AQUI




Enrole o rolo de papel toalha com o papel dourado





Corte o fundo do copo e cubra- o com papel dourado



Coloque o copo com o fundo para cima e introduza o rolo de papel dentro do copo.


Se usar prato com bordas - corte-as. Recorte a auréola que você imprimiu e cole no prato ou cartolina. Passe cola somente na parte de cima da figura de Jesus em forma de arco (veja os dois pontinhos brancos). Cole o círculo com o monograma de Jesus - IHS -neste arco.


Junte os lados da parte de cima do rolo de papel toalha e segure com fita adesiva. Cole o rolo de papel na parte detrás do prato na altura desejada e reforce com fita adesiva.



Quem estamos adorando?



Jesus!!! Nosso Senhor e nosso Deus!



Decore com pedrinhas se desejar.


Ainda que tenha ficado perfeito na minha lareira;), achei que ficou um pouco desproporcional. Trocaria o copo por um pratinho fundo, daqueles usados em festa, conseguindo assim uma base mais baixa e larga. E talvez cortasse o rolo de papel toalha de cima para baixo para que ficasse menos grosso.

Para crianças menores sugiro utilizar papel de seda pois é mais fácil de trabalhar. 






4 comentários:

  1. Respostas
    1. +
      Obrigada Gabriely!

      Confesso que não sei quem de divertiu mais. Eu os meus filhos;)

      Fica com Deus.

      Excluir
  2. Gostaria de saber como fazer um barrete (de padre) caseiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado João,

      Obrigada pelo incentivo! Já fiz o molde do barrete,vou tentar com alguns materiais diferentes está semana e coloco o tutorial na próxima.

      Em JMJ
      Fernanda

      Excluir

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover