19 agosto 2012

Afinal a estrela de Davi é Judaica, Cristã ou pagã?

Todo católico tem a obrigação de procurar a verdade. É nosso dever procurar a verdade verdadeira e não aquela que satisfaz os nossos desejos.

O Papa São Pio X disse na Carta Encíclica “Acerbo Nimis”, de 15/4/1905 que "a maior parte dos condenados as penas eternas padecem sua perpétua desgraça, por ignorância religiosa (os Mistérios da Fé), que necessariamente se devem conhecer e crêr, para se ser contado no número dos eleitos"

O Ano da Fé, proclamado pelo Santo Padre nos convida, através da docilidade cristã, à aprender e aumentar o nosso amor pela Igreja.

Na época de Natal as casas possuem uma decoração marcante - a Estrela de Davi. Esta é a única decoração com luzes até o dia 24 onde finalmente as luzes do presépio são acessas.

Muitos dizem que o hexagrama pertence aos Judeos mas leia o que a história diz sobre o assunto:

O primeiro uso conhecido judaico do hexagrama foi como um selo no antigo Israel (século 6 antes da era comum) e depois oito séculos mais tarde, em um ornato na sinagoga em Cafarnaum. Mas estes primeiros hexagramas podem ter sido apenas desenhos ornamentais; ironicamente, uma suástica{símbolo usado pelos nazistas), outro antigo elemento popular, aparece ao lado da estrela de seis pontas na parede da sinagoga de Cafarnaum. Na Idade Média, hexagramas aparecem freqüentemente em igrejas, mas raramente em sinagogas ou em objetos rituais judaicos. Foi o menorá que serviu como símbolo primário judaico desde a antiguidade até o período pós-renascentista, e não a "estrela dos judeus."

Com a libertação judaica após a Revolução Francesa, os judeus começaram a procurar um símbolo que representa-se-os comparável à cruz usada por seus vizinhos cristãos. Eles resolveram usar a estrela de seis pontas principalmente por causa de suas associações heráldicas...Ainda que não haja contento religioso ou base nas escrituras. 

Durante o Holocausto, os nazistas escolheram a estrela amarela como emblema do vestuário de todos os Judeos. Após a guerra, Judeos tornaram este símbolo de humilhação e morte em um símbolo de honra.








***************************
 
Igreja de Santa Irene

A estrela de Davi é encontrada nas duas cúpulas e no altar-mor da Igreja de Santa Irene (Aya Irini, Hagia Irene ou Hagia Eirene), é uma antiga igreja Bizantina localizada no pátio externo do Palácio de Topkapi, em Istambul, Turquia. Hoje está aberta como um museu. É considerado, de fato, como a primeira igreja cristã construída em Constantinopla. O Imperador romano Constantino I construi a igreja Hagia Irene no século 4 e Justiniano I teve mais tarde a igreja restaurada. Serviu como a igreja do Patriarcado antes de Hagia Sophia ser construída.
Mais fotos: aqui



****************************
Vitral dedicado ao Rei Edward VII (9 de Novembro, 1841 – 6 de Maio, 1910)

Imagem de um hexagrama do século 12 em Les Eglises de Constantinopla, Jean Ebersolt, Adolphe Thiers. Paris, 1913.

Imagem do Hexagrama na Igreja St. Agnes - Amsterdam, construída em 1919. 
Hexagramas e cruzes decorando tijolo no prédio da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, que foi fundada em 1425. É a universidade católica mais antiga do mundo

Estrela de David na torre do sino da Igreja Santa Maria in Strada - Monza, Itália - construída em 1421.

Hexagramas em cada círculo. Demorou algum tempo até que eu percebesse porque eles são obscuros e escondem-se atrás das estrelas douradas que estão sobre eles. Palermo, Itália, Palazzo dei Normanni - Capella Palatina, construída em 1140.
 

O parágrafo a seguir é do livro de Dr. Asher Eder chamado "A estrela de David", que foi publicado em 1987 em Inglês, em Jerusalém por Rubin Missa Ltda.

Na cultura cristã, a prova da Estrela de David pode ser encontrado em algumas igrejas bizantinas como esculturas em madeira bem como escudos.1 Foi usado também como elemento de design em pisos de mosaico como a encontrada de uma capela escavada perto de Mishor Adumim no deserto da Judéia, ou como na Kafr Makr (Galilee do Ocidente), ou como esculturas, agora em exibição no Museu de Israel.

Igrejas bizantinas em outros países comprovam também (como em Paphos-Chipre, incorpora dois hexagramas entre outros projetos em seu piso de mosaico).

Na Europa, muitas catedrais e igrejas medievais exibem a estrela: nomeadamente aqueles em Burgos e em Espanha-Valência; Florença Anagni Aquileia e Orvieto Itália, e Stendal Brandenburg e Hannover na Alemanha...
Fonte: Star-of-David - ATENÇÃO - este blog é de um ateísta que mora em Jerusalém e após ver uma estrela de Davi em uma Igreja Católica na Inglaterra em 2006 dedicou-se a estudar a origem da estrela de Davi. Ele possui 151 postagems com fotos de mosteiros e ou igrejas com a estrela de Davi (estrela de 6 pontas).

**********************


 Piso na entrada da Casa di Trittolemo em Pompéia - Acredita-se que foi o primeiro centro clandestino dos judeos-cristãos.


Akko. Dintel com a Estrela de David (esquerda), Lírio (centro) e cruz grega (direita).
(retirado de: B. Bagatti. Antichi Villagi Christiani di Galilea, Jerusalem 1971, fig. 126)

A Estrela de Davi agora, ou seja, do terceiro para o sexto século encontra-se em número crescente nas arquiteturas oficiais da Igreja dando como prova conclusiva de que o símbolo é de origem judaica-cristã. Torna-se agora um sinal oficial da Igreja, em contraste com o caráter privado de até agora. No entanto, ao mesmo tempo, encontramos o seu declínio com a crescente importância da Cruz, que substitui-o finalmente.


Piso de mosaico de Villa Romana del Casale (Sicília) do século segundo.
retirado de: A. Carandin, A. Rici, M. De Vos, Filosofiana, La Villa di Piazza Armerina, Palermo, 1982

Piso de mosaico no mosteiro de São Euthymius, Terra Santa -quarto século



  Mosteiro de São Euthymius


Fonte: Magen David Symbol - pesquisa do primeiro ao décimo-primeiro século. Blog todo dedicado à pesquisa sobre a Estrela de David ou estrela de 6 pontas ou hexagrama.



**********************


Brasão de São Pio X.

aqui, fotos dos brasões papais desde Inocêncio III onde observa-se que muitos outros papas usaram o hexagrama em seus brasões - Papa Clemente VIII, Papa Clemente X, Papa Clemente XI, Papa Clemente XIV, Papa Pio VII, Papa Gregório XVI e Papa Leão XIII.

E por último mas não menos importante.



O doce Cristo na terra falou: assunto encerrado!!!


 Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos atestar estas coisas a respeito das igrejas. Eu sou a raiz e o descendente de Davi, a estrela radiosa da manhã. (Apocalipse 22:16.)




2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu belo apostolado. Que Nossa Senhora do Carmo te abençoe e proteja.

    Salve Maria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. +
      Soli Deo gloria!

      Que Deus continue te guiando! O seu livro é muito bom!

      E já estou seguindo seu blog.

      Em JMJT.

      Excluir

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover