27 junho 2012

Receita de pão: As chaves de São Pedro!


Ando fascinada por tudo que diz respeito à autoridade Papal. Talvez por toda a confusão que encontramos hoje, pela simples falta da virtude de obediência/humildade, ando lendo muito mais a Bíblia e os documentos dogmáticos que  definem a autoridade de Pedro.

§553 Jesus confiou a Pedro uma autoridade específica: "Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: o que ligares na terra será ligado nos Céus, e o que desligares na terra será desligado nos Céus" (Mt 16,19). O "poder das chaves" designa a autoridade para governar a casa de Deus, que é a Igreja. Jesus, "o Bom Pastor" (Jo 10,11), confirmou este encargo depois de sua Ressurreição: "Apascenta as minhas ovelhas" (Jo 21,15-17). O poder de "ligar e desligar" significa a autoridade para absolver os pecados, pronunciar juízos doutrinais e tomar decisões disciplinares na Igreja. Jesus confiou esta autoridade à Igreja pelo ministério dos apóstolos e particularmente de Pedro, o único ao qual confiou explicitamente as chaves do Reino.
§567 O Reino dos céus foi inaugurado na terra por Cristo. "Manifesta-se lucidamente aos homens na palavra, nas obras e na presença de Cristo. "A Igreja é o germe e o começo desde Reino. Suas chaves são confiadas a Pedro.
§881 Somente Simão, a quem deu o nome de Pedro, o Senhor constituiu em pedra de sua Igreja. Entregou-lhe as chaves da mesma, instituiu-o pastor de todo o rebanho.
§936 O Senhor fez de São Pedro o fundamento visível de sua Igreja. Entregou-lhe suas chaves. O Bispo da igreja de Roma, sucessor de São Pedro, é "a cabeça do colégio dos Bispos, Vigário de Cristo e, aqui na terra, pastor da igreja ".
§1444 Conferindo aos apóstolos seu próprio poder de perdoar os pecados, o Senhor também lhes dá a autoridade de reconciliar os pecadores com a Igreja. Esta dimensão eclesial de sua tarefa exprime-se principalmente na solene palavra de Cristo a Simão Pedro: "Eu te darei as chaves do Reino dos Céus, e o que ligares na terra ser ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus" (Mt 16,19). "O múnus de ligar e desligar, que foi dado a Pedro, consta que também foi dado ao colégio do apóstolos, unido a seu chefe (cf. Mt 18,18; 28,16-20 )."




Pão das chaves de São Pedro

Você precisa de:

2 sachês de fermento (aproximadamente 15g);
5 copos de farinha de trigo;
1 copo de leite;
3/4 de copo de água;
1/2 de copo de óleo vegetal;
1/4 de copo de açúcar;
1 colher de chá de sal.

Misture 2 copos de farinha com o fermento e reserve;
Em uma panela, aqueça o leite, a água, o óleo, o açúcar e o sal até estar morno;
Adicione a mistura morna à farinha misturada com fermento e sove até ficar uma massa lisa - sem pelotas;
Aos poucos. adicione os 3 copos de farinha restante e continue sovando até conseguir uma massa macia;
Deixe a massa descansar em uma superfície com farinha de trigo para não grudar e cubra a massa com uma vasilha por aproximadamente 10 minutos;

Hora de moldar as chaves do céu!
Para a cabeça da chave, abra uma tira longa e grossa e dobre como se os braços tivessem cruzados (foto primeira); faça uma tira longa para o corpo  e duas ou três tiras pequenas e de tamanhos diferentes para fazer os dentes da chave.

Coloque em uma forma untada e asse em forno pré-aquecido (200 graus celsius aproximadamente) por 15 minutos (se o seu forno é à gás precisará de mais tempo para assar).


Demos graças a Deus, que deu à Igreja para nos guiar e repetindo as palavras de São Pio X

A sociedade está doente e o remédio é o PAPA! 











4 comentários:

  1. Ahhhh!!!! Que legal!!!... To com vontade de tentar fazer, faz tanto tempo que não faço pão em casa!! Quando eu era criança, minha avó fazia o que chamávamos de "Páscoa Doce" na época da Páscoa, que era um pão doce decorado com a própria massa do pão, e os netinhos colaboravam fazendo os "nozinhos" decorativos! A melhor parte, claro, era comer rsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim!!! E manda fotos:) Esse pão é bem fácil Mel....segredinho é o único pão que eu consigo fazer pois é rápido e não precisa sovar muito:) Meus filhos gostam com farinha integral.

      Excluir
    2. Pode deixar, se eu conseguir fazer, vou postar as fotinhos no meu blog dando os créditos, obviamente, à sua ideia!!! Gosto muito das sugestões que você dá aqui! Pena que no Brasil ainda é difícil fazer o povo se mexer para comemorar as festas católicas com devoção e criatividade, mas, quem sabe, de tanto a gente tentar, um dia o povo começa a pegar o hábito, né?? :D

      Beijos e fica com Deus!

      Excluir
    3. rsrsrrs...pois é, coisa boa sempre demora um pouco mais para as pessoas se acostumarem. Coisa ruim se alastra!!!

      Sei que algumas pessoas fazem as coisas que proponho aqui mas acredito que não divulguem...um dia a gente chega lá!

      Bjs e fica com Deus também!

      Excluir

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover