09 março 2011

A Quaresma


...124. Quaresma antecede e nos prepara para a Páscoa. É um tempo para ouvir a Palavra de Deus,  converter-se, preparar-se e lembrar-se do Batismo, de se reconciliar com Deus e o nosso próximo e de  recorrer com mais frequencia às "armas da penitência cristã" (134): a oração, o jejum e as boas obras (cf. Mt 6, 1-6. 16-18).

Na piedade popular não é fácil perceber o aspecto místico da Quaresma e não destaca nenhum dos seus grandes temas ou valores como a relação entre o "sacramento de quarenta dias "e "os sacramentos da iniciação cristã ", nem o mistério do "êxodo" que está sempre presente na caminhada quaresmal. A piedade popular se concentra sobre os mistérios da humanidade de Cristo e durante a Quaresma os fiéis chamam mais atenção à Paixão e Morte de Nosso Senhor.

125. No rito romano, o começo dos quarenta dias de penitência é marcado com o símbolo austero de cinzas que são usados ​​na liturgia da Quarta Feira de Cinzas. A utilização das cinzas é uma sobrevivência de um rito antigo, segundo o qual os pecadores convertidos submetem-se à penitência canônica. O ato de colocar as cinzas simboliza a fragilidade, e mortalidade e a necessidade de sermos resgatados pela misericórdia de Deus. Longe de ser um ato meramente externo, a Igreja tem mantido o uso das cinzas para simbolizar que todos os batizados são chamados à atitude de penitência interna durante a Quaresma. Os fiéis que recebem as cinzas devem ser ajudados a perceber o significado implícito interna deste ato, o que predispõe para a conversão e compromisso renovado da Páscoa.

Não obstante a secularização da sociedade contemporânea, os fiéis cristãos, durante a Quaresma, devem estare claramente consciente da necessidade de transformar a mente em direção aquelas realidades que realmente contam e que exigem empenho e integridade do Evangelho diariamente, através de auto-negação das coisas que são supérfluas e que são traduzidas em boas obras e solidariedade com os pobres e necessitados.

Os fiéis que raramente freqüentam os sacramentos da Penitência e da Eucaristia deve estar ciente da longa tradição eclesial associando o preceito de confessar os pecados graves e receber a Sagrada Comunhão, pelo menos uma vez durante o tempo da Quaresma, ou, de preferência durante a Páscoa (135).

126. A divergência existente entre a idéia litúrgica da Quaresma e as perspectivas da devoção popular não pode evitar uma interação efetiva entre liturgia e a piedade popular durante os quarenta dias da Quaresma.

Um exemplo dessa interação pode ser visto no fato de que a piedade popular muitas vezes incentiva observâncias particulares em determinados dias, ou  exercícios devocionais, ou obras de apostolado ou de caridade que são previstos e recomendados pela liturgia quaresmal. A prática do jejum, característico da Quaresma desde a antiguidade, é um "exercício" que liberta os fiéis das preocupações terrenas de modo a descobrir que a vida vem de cima: "O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus "(cf. Dt 8,3; Mt 4, 4; Lc 4,4; antífona para o primeiro Domingo da Quaresma)....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover