09 agosto 2017

Exemplo de Currículo Clássico Católico



Uma confusão frequente na educação clássica é fixar os estágios do trivium (gramatical, lógico e retórico) como se os estágios não se intercalassem. Essa confusão vem do fato de esquecerem - ou não saberem - que a educação clássica nada mais é do que a formação do indivíduo, como um todo, através da linguagem despertando na alma o que é belo, bom e verdadeiro. A falta de atenção a este aspecto do trivium pode fazer com que você pule etapas importantes na formação do ato de aprender, como por exemplo o método socrático, nos primeiros estágios. 

A gramática é a ciência do falar sem erro e faz com que todos os comunicantes se entendam; lógica é a disputa que distingue o verdadeiro do falso e organiza a discussão com o sentido; a retórica é a disciplina para persuadir sobre tudo o que for conveniente e estrutura a problematização do objeto discutido.

Outra coisa que precisamos levar em consideração é que na educação clássica as crianças não são separadas pela idade - como as escolas de hoje usam a data de nascimento para decidir em que ano/série a determinada criança será inserida. As nossas crianças são separadas por aptidão, ou seja, se a criança possui as capacidades necessárias para certa determinada etapa do aprendizado.

Portanto, é muito comum acharmos a divisão curricular como esta tabela:

Pré-gramatical - dos 6 aos 9 anos de idade;
Grámatical - dos 9 aos 11 anos de idade;
Lógica - dos 12 aos 14 anos de idade;
Retórica -dos 15 aos 17 anos de idade.

Exemplo de um currículo pré-gramatical:
(sugestões de programa no próximo post))

Linguagem oral e escrita:
a) memorização- use passagens biblícas e poesia; 
b) alfabetização - método fônico ou silábico; (mais sobre os métodos sintéticos de alfabetização em um outro post)
c) leitura - leitura de boa literatura em voz alta diariamente feita pelos pais* e assim que a criança começar a ler introduza livros de alfabetização - a leitura de literatura poderá sem realizada em História (mais a seguir);
d) narração - pode usar passagens do livro que você escolheu para a  leitura em voz alta; 
e) caligrafia cursiva -  cópia e ditado do catecismo de perguntas e respostas (mais sobre a superioridade da cursiva em um outro post);
f) gramática/ortografia/redação;
g) Latim - orações, canto gregoriano e/ou músicas em Latim para crianças..  

Ciências e matemática:
a) matemática: use bastante manipulativos - a criança aprende do concreto ao abstrato e também adicione modelos matemáticos na natureza, arte e ciências. (mais em um outro post)
e) ciências - use experimento científicos e desenvolva o hábito de pensar cientificamente (observar, levantar uma hipótese, experimento e conclusão)

As matérias á seguir podem ser feitas em grupo o que ajuda imensamente famílias com mais de dois filhos.

História, Geografia, Religião (e Literatura):
Na educação clássica católica estudamos a história cronológica e começa com a criação do mundo. Também não separamos a história da Igreja da história da humanidade, pois acreditamos que toda história é na verdade a história da salvação.

Teremos um post com o programa que uso com fotos e descrição de cada linha do tempo mas por hora explicarei somente que neste programa ao mesmo tempo que estudamos a história estamos estudando a geografia da região estudada, os santos que surgiram e as sua atuações na determinada epóca. A história é estudada usando livros vivos ao oposto de livros de exercícios, ou seja, ficção ou não os livros descrevem a época estudada em forma de literatura pois assim praticamos o metódo sócratico desde cedo e podemos ainda usar os mesmos livros para narração e redação. 

Música e Arte:
Aqui é necessário falar um pouco do objetivo da educação clássica católica que é levar a pessoa a reconhecer o belo, bom e verdadeiro

O belo é o veritatis splendor que estímula o desejo ao conhecimento, e é por isso que não pode haver desejo pelo verdadeiro sem o belo. O belo não é subjectivo, uma questão de gosto ou pessoal; o belo é objetivo e tem a função de ajudar reconhecer o que é bom e consequentemente levar à tudo que é verdadeiro - Deus!**

Portanto todo o currículo, mas principalmente em música e arte, o belo deve estar presente. Neste estágio pré-gramatical iremos estimular a apreciação por música clássica, canto gregoriano e  infantil, que pode ser estudada juntamente com história.

Arte não é uma espressão de si mesmo como a educação moderna ensina. Toda arte, sacra ou não, tem como fundamento elevar a alma à Deus, através da expressão do que é belo, bom e verdadeiro.

Nos primeiros anos será introduzida com os conceitos básicos de arte como cores, formas, textura, linha, espaço, ponto e plano e apreciação de obras de arte que pode ser feito com o estudo de história.

Oratória


A arte de falar em público pode ser introduzida ainda no estágio pré-gramatical usando projetos de ciências, de história, lendo as redações em voz alta ou narrando alguma passagem de um livro. Ainda que pequenos eles são capazes de aprender sobre locução, postura, entonação vocal e respiração. Comece o treino com o uso de algum tipo de material visual como suporte para praticar; usando figuras para que a criança possa lembrar do assunto relacionado a cada figura.

Virtudes:
Ainda que seja a ultima da lista é a mais importante. O seu aprendizado acontece através de exemplos e por isso a importãncia de bons livros de literatura e vida de santos. Praticar o ano litúrgico em família é essencial para este aprendizado.

Exemplo de um currículo do estágio gramátical: 

Linguagem oral e escrita:
a) memorização- continue usando passagens biblícas, poesia e introduza catecismo de pergunta e resposta; 
c) leitura - leitura de literatura em voz alta realizada pelos pais e leitura silenciosa diariamente e introduza o estudo/análise de literatura (continue incorporando em história se desejar) 
d) narração - pode usar passagens do livro que você escolheu para a  leitura em voz alta e silenciosa (não se esqueça que você precisa ter lido o livro) ; 
e) caligrafia cursiva - cópia e ditado de material de interesse e/ou vida de santos;
f) gramática/ortografia/redação (mais sobre redaçao em um outro post);
g) Latim - introduza um programa em Latim.

Ciências e matemática:
a) matemática: continue usando manipulativos se necessário e modelos matemáticos na natureza, arte e ciências. (mais em um outro post)
e) ciências - use experimento científicos e desenvolva o hábito de pensar cientificamente (observar, levantar uma hipótese, experimento e conclusão)

História, Geografia, Religião (e Literatura):
Continue o mesmo programa 

Música e Arte:
Continue o mesmo programa e introduza a linha do tempo dos grandes compositores . Neste estágio  a criança também será introduzida aos grandes pintores e irá imitar obras de artes famosas para que comece a ser treinada ao transcendente.

Oratória:
Vá diminuindo a necessidade do uso de figuras para suporte.

Virtudes:
Mesmo programa.

Se você ainda não se convenceu da necessidadede em trabalhar memorização de passagens bíblicas, poesias e catecismo, lembre-se que "não é possível tirar do cérebro aquilo que ainda não foi colocado."

Enfim uma educação católica autêntica é clássica de natureza.

*************************
*Leitura em voz alta pelos pais pode e deve ser começada ainda no ventre e nunca deverá ser interrompida. J.R.R. Tolkien lia livros para filhos e netos sempre que a família se reunia. 
** Percebi que este tópico sobre belo, bom e verdadeiro precisa de um post único - em breve!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover