30 agosto 2017

Como montar o planejamento escolar anual



Umas das perguntas mais frequentes que recebi foi dicas como montar o planejamento anual portanto explico neste post mas lembre-se que meu calendário acadêmico é diferente do brasileiro.

Primeiro decido a data de começar e terminar as aulas. Aqui começamos na primeira semana de Setembro e terminamos na última semana de Maio. Conto o número de semanas, um total de 38 semanas.

Depois decido as semanas de descanso (breaks) temos a semana de Thanksgiving em Novembro, duas semanas em Dezembro para o Natal, uma semana em Fevereiro (winter break), a semana Santa, a semana da Páscoa. Tiro essas semanas (total de seis semanas) do meu calendário anual. Me deixando um total de 32 semanas de aula.

Pego a matéria desejada, por exemplo matemática, e vejo quantos tópicos possui naquele ano. No caso do Singapore Math, o programa anual é sempre 36 semanas. Vejo quais as semanas que não são muito complicadas, geralmente revisão e agrupo de acordo até chegar nas 32 semanas do meu calendário.

Depois de dividir por semana, tiro os dias de preceito da Igreja do caledário pois não temos aula nestes dias, e agrupo de acordo com os dias da semana.

Minha semana é dividida assim:

Na parte da manhã -
Memorização - Segunda à Sexta;
Escrita, leitura  e gramática -  Segunda à Sexta;
Matemática - Segunda à Sexta;

Na parte da tarde -
História - Segunda e Quarta;
Ciências - Terça e Quinta.
Música e arte - Sexta-feira.

As aulas devem ser curtas mas constantes como expliquei à respeito da diferença entre mémoria curta e longa em um outro post. Ainda que crianças sejam diferentes lembrem-se que a tendência é que após o almoço elas estejam mais cansadas, planeje o seu dia levando isso em consideração.

Assim meu tempo na manhã é de aproximadamente 1 hora com o filho de 7 anos e de 2h30min com o de 9 anos. Na parte da tarde as matérias são realizadas em grupo e gasto aproximadamente 1 hora.

Toda nossa leitura é feita após o jantar (que aqui é as 6 horas!) pelo meu marido, sentamos na sala e ele lê para toda a família é onde também praticamos o método socrático.

Espero que tenham entendido. Aqui está o PDF do modelo do meu planejamento anual e aqui está o meu planejamento semanal que fiz para o filho mais velho e agora só vou reusando :) 




Favor não distribuir. Minha intenção é puramente em alavancar a educação domiciliar no Brasil.



Ad majorem Dei gloriam




Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover