30 setembro 2013

Católico e Halloween - parte I

Ducking for Apples Halloween Postcard
Cartão de Halloween de 1900
Jogos em festa de halloween
Nossa que confusão! Fiquei abismada pelo fato de brasileiro explicar a origem de uma festa que nem mesmo os americanos, sendo os EUA o país em que a festa têm mais força e que é a forma como esta sendo vendida ao mundo, não sabem explicar. E os Irlandeses? Estes sabem menos ainda pois o halloween de hoje na Irlanda, foi fabricado aqui.
No dicionário Inglês Oxford de 1989, você encontra que a palavra Halloween deriva de All Hallow's Eve, mas a mesma só apareceu no século XVI. Mary Reed Newland no seu livro: The year and our children de 1956 diz que alguns acreditam que é a palavra Halloween foi criada pela reforma protestante como forma de zombar o All Hallow's Eve.

Os Estados Unidos sempre foi protestante e protestante não acredita em santo portanto aqui, sempre foi celebrado, e talvez por isso tornou-se tão grande, como uma festa qualquer.

Católicos (fiéis) aqui nos EUA não usam a palavra Halloween e nem mesmo All Hallow's Eve. Encorajados por padres, famílias (Irlandesas ou não) comemoram Todos os Santos em casa ou na paróquia e descreverei como são as festas em honra ao Santos.

Para aqueles que defendem o uso de fantasias de bruxas por ser a cultura de família, sugiro que leia o Beato João Paulo II que diz: " A fé que não transforma a sua cultura é uma fé fraca".

 O que diz a história
Agora, para a conexão de Halloween: 01 de novembro marcou Samhain, o início do inverno celta. (Os celtas viveram tão cedo quanto há 2.000 anos atrás na Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda e norte da França). Samhain, da onde a festa recebeu o nome, era o senhor celta da morte, e seu nome significa literalmente "fim do verão". Já que o inverno é a estação de frio, escuridão, morte de vegetação e animais, os celtas logo fizeram a ligação com a morte humana.
Para quem vive deste lado do hemisfério é fácil de entender esta crença, o inverno aqui é triste, seco, escuro e sem vida.
A véspera de Samhain, 31 de outubro, foi um tempo de sacrifício celta pagã, e Samhain - o senhor - permitia que as almas dos mortos voltassem para suas casas terrenas naquela noite. Acreditavam-se que fantasmas, bruxas, duendes e elfos vinham para prejudicar as pessoas, particularmente aqueles que tinham infligido danos aos mesmos nesta vida. Gatos, também, foram considerados sagrados porque acreditavam que eles eram seres humanos que haviam sido condenados a viver como gatos, em punição por suas más ações na terra. As pessoas iam de casa em casa coletando coisas para a festa.
Para proteger-se dos ataques de espíritos malignos na véspera de Samhain, as pessoas apagavam a lareira das suas casas pois acreditavam que os espíritos voltavam à terra pela fogo, e os druidas (os sacerdotes e mestres espirituais dos celtas), construíam uma grande fogueira de ramos de carvalho sagrados. Os druidas ofereciam holocaustos - colheitas, animais, e até seres humanos - e avaliavam as fortunas para o ano novo examinando os restos queimados. As pessoas às vezes usavam trajes de cabeças de animais e peles. A partir deste novo fogo, as lareiras em casa eram novamente acesas.

Determinados grupos étnicos desenvolveram sua sabedoria própria, que se fundiu com a celebração. Na Irlanda, as pessoas realizavam um desfile em homenagem a Muck Olla, um deus. Eles seguiram um líder vestido com uma túnica branca e uma máscara da cabeça de um animal e pedia comida.

Os Escoceses andavam pelos campos e aldeias carregando tochas e fogueiras acesas para afastar as bruxas e outros espíritos do mal.

No País de Gales, cada pessoa colocava uma pedra marcada na grande fogueira. Aquele que não encontrasse a sua pedra iria morrer dentro de um ano.

Além das tradições celtas do lugar, a conquista romana da Grã-Bretanha em 43 dC trouxe duas outras festas pagãs: Feralia era realizada no final de outubro para homenagear os mortos. Outro festival de outono honrava Pomona, a deusa das frutas e árvores, provavelmente através deste festival, maçãs foram associadas ao Halloween. Elementos destas celebrações romanas foram combinadas com o Samhain celta.
Adivinhações eram muito comum sendo encontrados em cartões do século XVIII e XIX. Nota-se que até então não há fantasias de bruxas etc e muito menos "doces ou travessuras" nas fotos e cartões.
File:Snap-Apple Night globalphilosophy.PNG
Snap-apple night de 1832 por Daniel Maclise.
O mesmo descreve jogos de adivinhação em uma festa de Halloween em Blarney, Irlanda.
(repare que não há fantasias)







1-O'Driscoll, Robert (ed.) (1981) The Celtic Consciousness New York, Braziller ISBN 0-8076-1136-0 pp.197-216: Ross, Anne "Material Culture, Myth and Folk Memory" (on modern survivals); pp.217-242: Danaher, Kevin "Irish Folk Tradition and the Celtic Calendar" (on specific customs and rituals)
2-Campbell, John Gregorson (1900, 1902, 2005) The Gaelic Otherworld. Edited by Ronald Black. Edinburgh, Birlinn Ltd. ISBN 1-84158-207-7 pp.559-62
3 -Hutton, Ronald (1996) Stations of the Sun: A History of the Ritual Year in Britain. Oxford, Oxford University Press ISBN 0-19-288045-4, pp. 362,380-382.
4-Rogers, Nicholas (2002). "Samhain and the Celtic Origins of Halloween". Halloween: From Pagan Ritual to Party Night, pp.11–21. New York: Oxford University Press. ISBN 0-19-516896-8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover