21 maio 2013

Calendário litúrgico para imprimir



Quando comecei a procurar idéias para montar um calendário litúrgico encontrei vários calendários online mas tudo muito complicado. Uns dos motivos de ter decidido educar meus filhos em casa foi para poder ensiná-los sobre a beleza da simplicidade. Neste mundo moderno simplicidade virou sinônimo de pobreza, no sentido mais pejorativo da palavra e beleza soberba, quantidade.





A maioria dos calendários que achei trabalhava somente o ano litúrgico, e tinham todos os santos do dia! Achei melhor ter os dois calendários, civil e litúrgico, juntos e também os santos que de alguma forma possuem um impacto maior na nossa família e a cada ano pretendo ir adicionando outros santos.

Como usamos:
No primeiro dia do mês, trocamos o nome do mês - falamos um pouco sobre à quem dedicamos aquele mês e colocamos as figuras das celebrações. Todos os dias meu filhos vão pela manhã e colocam o dia do mês, dizem o dia da semana e à quem a Igreja dedica aquele dia  - o qual incluímos na oração da manhã - e se temos alguma festa à ser celebrada naquela dia. Também usamos para contar quantos dias faltam para determinada celebração, como o dia de batismo de algum membro da família por exemplo e têm ajudado-os a saberem quando é o dia que vamos ter música na missa:)







O corpo do meu calendário foi comprado. Só adicionei os meses do ano, os dias dedicados e as festas. Mas no arquivo fiz o corpo do calendário caso você não ache-o para comprar (ou pode-se fazer com cartolina também caso queira maior)

Para montar o calendário, imprima em alguma papel encorpado e recorte os meses, o dias (números) e fiz figuras de alguns dias que devem ser celebrados em toda igreja doméstica:
O dia do nosso batismo (renovar as promessas);
O dia do nosso casamento (renovar os votos);
Natal;
Sexta-feira Santa;
Domingo de Páscoa.

Para as outras festas e dia de santos deixo para que cada família crie o seu próprio. (pretendo adicionar as festa da Igreja aos poucos - qualquer sugestão será muito bem-vinda).

Na peça que diz: Este domingo é - escreva a semana e o tempo como por exemplo: Quarta semana do tempo comum. Sugiro plastificar e escreva com canetinha para poder apagar toda semana não precisando imprimir novamente. Na verdade sugiro plastificar todas as peças e assim poderá usá-las todos os anos. Para segurar os dias no calendário use velcro com adesivo.

Aqui estão os arquivos em PDF.

 Meses do ano

 Dias da semana - as figuras encontradas neste arquivo correspondem a lista abaixo:

Domingo                         Santíssima Trindade 
Segunda-feira                  Almas do Purgatório  
Terça-feira                       Anjos 
Quarta-feira                     São José 
Quinta-feira                     Santíssimo Sacramento 
Sexta-feira                      Sagrado Coração de Jesus
Sábado                           Imaculado Coração de Maria 






3 comentários:

  1. Fernanda, que encanto!

    Estava pensando em fazer um para a nossa casa também, mas eu não fazia ideia por onde começar, até porque nem sei usar programa nenhum pra fazer isso!

    Muito obrigada por compartilhar conosco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriely, sempre so sweet!

      Faço tudo no publisher e as vezes photoshop (só para retocar alguma imagem)

      Se quiser algo ou pensar em criar alguma coisa, me avise! Terei o maior prazer em fazer para vc. Ou se quiser aprender como usar os programas também posso te ajudar!

      O que vc está fazendo na net?? Achei que estivesse em trabalho de parto...rsrss

      bjs e fica com Deus!

      Excluir
  2. Rsrs... Eu estou esperando a boa vontade da criança aqui, rs...

    Obrigada pela dica e pela disponibilidade! Vou descobrir se ainda possuo coordenação motora suficiente, rs.

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover