05 janeiro 2013

Os Miseráveis - filme de 2013!



 
Ontem assisti o filme Os Miseráveis - Les Miserábles. A versão musical de 2013 é muito mais fiél ao livro de Victor Hugo do que a versão de 1988. E também por ser inteiramente cantado, o filme é de uma perfeição indescritível, realmente um show de talento e produção.
 
Sendo um filme "católico" é difícil não se envolver com os personagens - até mesmo com Javert.
 
A história, bem conhecida, de redenção é colocada de uma maneira que a pergunta que fica para nós é: Como estamos praticando, vivendo a nossa fé? Bom, vou a missa, rezo todos os dias, confesso frequentemente, ajudo um orfanato e etc.....Mas se você estivesse  na situação do Bispo Muryel? Teria a mesma atitude? Uma atitude cristã do Bispo, mudou a vida de uma pessoa que mudou a vida de tantos outros! E o inverso também é verdade, uma atitude não cristã à uma pessoa poderá arruinar a vida de muitos, como o de Fantine que foi abandonada grávida.
 
O melhor deste filme não é o presente que Jean Valjean dá para Javert no começo do filme. (não vou contar o que é :} Mas sim a luta, o conflito dentro da alma em tentar mudar e perseverar! Na primeira versão do filme a impressão que fica é que o Valjean converteu-se e pronto. No musical ele luta entre fazer o que é melhor para ele ou para o próximo, até o fim. A CRUZ!
E você? Como agiria na situação de Valjean? Quantas vezes se jogou aos pés do crucifixo e implorou pela graça para fazer o que é certo aos olhos d'Ele? A resposta se encontra nas divisões dentro da Igreja...
 
Filme feito por Hollywwod, portanto precaução, há uma cena totalmente desnecessária, não  tendo nada a ver com os personagens principais. Não há nada explícito e nem mesmo nudez (ainda que alguns decotes poderiam ser mais modestos) e a cena dura menos de 5 segundos. Mas não sugiro o filme para menores de 18 anos, ainda que aqui tenha sido liberado para maiores de 13 anos. 
 
Para os não católicos, a mensagem sobre a Misericórdia de Jesus Cristo é a que fica: arrepender-se, confiança, perseverança e boas ações por amor ao Nosso Senhor - o único caminho ao Paraíso!
 
E assim talvez um dia estaremos onde há somente misericórdia e glória! - parte da última música no filme.
 
Aqui está o site oficial do filme: Os Miseráveis
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover