14 outubro 2012

Festa de Santa Teresa de Jesus (Avila)

 
 
Santa Teresa é Doutora da Igreja por ter descrito no livro o Castelo Interior, em linguagem simples o percurso à Santidade. Uma coisa é básica - humildade na oração. Neste livro Teresa compara a alma com um formoso castelo onde existem várias moradas; e no centro deste castelo, na morada mais interior, está o Rei: Deus.
"Falo de considerar a nossa alma como um castelo todo de diamante ou de cristal muito claro onde há muitos aposentos, tal como no céu há muitas moradas. A bem da verdade, irmãs, não é outra coisa a alma do justo senão um paraíso onde Ele disse ter suas delícias... Consideremos portanto que este castelo tem, como eu disse, muitas moradas, umas no alto, outras embaixo, outras dos lados; e no centro, no meio de todas está a principal, onde se passam as coisas mais secretas entre Deus e a alma” (1M 1,1 e 3).
 
Para entrar no castelo e seguir ao centro do mesmo a santa é enfática:
“Voltando, pois, a nosso formoso e agradável castelo, temos de ver como entrar nele... já vistes alguns livros de oração aconselharem a alma a entrar em si mesma... a porta para entrar neste castelo é a oração e reflexão” (1M 1, 5-7)
 
Ela diz que quanto mais os habitantes do castelo se aproximam do centro mais eles recebem luz (entendimento). A parte de fora do castelo é cheio de escuridão, com sapos, víboras e outros bichos perniciosos.
 
Para a Teresa de Jesus, sem oração não há, não pode haver mesmo, progresso na virtude. E como um paralítico, que tem tolhidos os membros, toda a alma que não faz oração. Com orações sinceras e humildes a alma entra em comunhão com Deus desenvolvendo assim uma relação pessoal profunda com o Mestre. Ela diz que o regresso de uma alma que não reza é ir se afastando dos sacramentos e assim se afastar de Deus e perder a fé.
 
Minha frase preferida: "O progresso de uma alma não consiste em pensar muito mas sim amar muito"!  Isso porque rezar nada mais é do que conversar com Aquele que você sabe que te ama! 
 
A falta de conhecimento sobre a busca à Santidade, como explica Teresa, é o que mais complica o entendimento sobre modéstia, música, ambientes frequentados por católicos, submissão ao Papa, vocações etc.  
 
Os símbolos de nossa Santa Madre Teresa são a pomba e o livro, mas resolvi sugerir um castelo! Assim fica fácil de explicar o progresso de uma alma em busca da verdade - Jesus!

 
 
Este é o modelo que usarei para montar o meu castelo interior amanhã. O bolo é quadrado e as torres foram feitas com um rolo de chocolate coberto com o mesmo glacê do bolo e o topo das torres são casquinhas de sorvete. Ao redor do castelo colocarei guloseimas em forma de cobra, aranha, sapo e minhoca.  

Depois coloco a foto do meu castelo! Seria interessante fazer também para os santos que foram Reis ou Rainhas.

Como disse, uns dos símbolos de Santa Teresa de Jesus por ser Doutora da Igreja é o livro. Então, se preferir algo mas simples aqui estão mini-livros comestíveis!
 
Bible Snack Idea
 
 Pensei em fazer com goiabinhas da piraquê (ai que saudade!) e decorar com buttercream.
 
Leia mais sobre Madre Santa Teresa com descrição do caminho à santidade AQUI


Tenham uma ótima festa!




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover