18 julho 2011

Novena à São Joaquim e Santa Ana


São Joaquim e Santa Ana são os pais de Nossa Senhora. Pouco se sabe sobre eles mas por tudo que sabemos sobre Maria podemos imaginar que casal de exemplos de virtudes católica são os avós de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Muito se houve quanto à reforma do calendário litúrgico (a maioria reclamações sem fundamento), antes se comemorava a Festa de Santa Ana e São Joaquim separadamente, após a reforma, e com o intuito de ensinar famílias católicas que santidade é para todos e começa em casa, a Igreja começou à comemorar o dia como casal. Aqueles que conhecem um pouco da história da Igreja sabe que havia uma urgente necessidade de ensinar aos esposos-pais que eram preciso doar-se interiormente à Deus e passar este amor à Deus adiante.   

Novena do dia 18 ao dia 26 de Julho

Oração inicial para todos os os dias

Oh! digníssimos avós de Cristo, Joaquim e Ana!

Eu, miserável pecador, tenho grandíssima confiança em vossos méritos e seguro amparo, sabendo que nada Vos negará vosso Neto e Filha, Jesus e Maria.

Pois ao presente me valho com um singular pedido e grave necessidade, venho eficazmente implorar vosso patrocínio, durante esta Novena, oferecendo cada dia alguma devoção a honra vossa, para que por vossa intercessão consiga eu a esperança que desejo da divina misericórdia, sendo meu fim principal e o que sinceramente pretendo, a maior glória de Deus e a salvação de minha alma.

Queira sua Divina Majestade, por vossos altos merecimentos, escutar piedosa meus rogos, permitir que depois desta Novena consiga eu o que nela fervorosamente vos peço. Amém.

Com humilde e devoto coração chego hoje pela primeira (segunda, Terceiro a etc.) vez a vossa presença,

Oh! gloriosíssimos avós de Jesus Cristo, Joaquim e Ana. Confiado vos suplico sejam meus fiéis intercessores para com Deus a fim de que por vossas heróicas virtudes me concedam o que tanto desejo e tenho certeza de que vós não me ignoram.

Oh! nobilíssimo par, Joaquim e Ana, grandíssima é a confiança que em vos tenho, crendo que o clementíssimo Deus não poderá negar se a meus pedidos se Vos dignais de patrocina-los e recomenda-los com uma só palavra, pois a medida da soberana honra com que o eterno Pai Vos tem exaltado entre todos os demais Santos para digníssimos avós de seu Unigênito, será no trono de sua misericórdia poderoso vosso amparo, e felizes vossos devotos!

Se o Filho Vos avantajou, até admitir-Vos por gloriosos pais de sua Mãe Santíssima não pode deixar de escutar Vos agora no céu, cumprindo vossas intercessões;

E se o Espírito Santo vos tem reconhecido por tão retos, que entre todos os justos da lei antiga vos escolheu por mananciais da graça,

Como vos recusará ao que agora pedireis para mim, pobre pecador? Fazei o pedido.

E finalmente, se a Santíssima Trindade vos tem honrado na terra, mais que a outros Santos, sem dúvida agora no céu irá compadecer e atender a vossa súplica.

Por isto vivo seguro, Oh! Santos protetores meus, Joaquim e Ana! de que rogando vós por mim infalivelmente, serei consolado em meu trabalho.

Ouvi-me, piedosos advogados meus, e rogai a Deus por mim.

Chegai ao trono da Santíssima Trindade, representando minha aflição com palavras santas, pedindo por sua infinita bondade que tenha misericórdia de mim.

Oh! amantíssimos, benigníssimos e clementíssimos patronos meus, Joaquim e Ana, ouvi minha oração, alcançando-me o que peço; auxiliai em minha necessidade!

Vos encomendo do mais profundo de meu coração e rogo que me socorreis piedosíssimamente.

Falai a vosso dulcíssimo Neto uma só palavra carinhosa por mim, dizendo:

Amantíssimo Jesus, em nossa contemplação apiedamo-nos de esse humilde pecador, e concedei o que tão fielmente solicita.

Escutai pela muita confiança que em vós temos posto, sem permitir que saíamos desconsolados.

Primeiro Dia

Oração
Vos recordo, Oh! nobilíssimo par, Joaquim e Ana!, o jubilo que sentistes quando o arcanjo Gabriel vos revelou a cerca do desejado Messias e de vosso casamento;
Por isto vos suplico me alcanceis de Deus o que peço nesta novena.

Três Pai-Nossos e Ave-Maria.

Segundo Dia

Oração
Vos recordo, Oh! nobilíssimo par, Joaquim e Ana!, a sumo alegria que tivestes quando se cumpriu vosso Santo casamento;
E por ele vos suplico me alcanceis de Deus paciência em minhas aflições e sossego espiritual da alma, com o que peço nesta novena.

Três Pai-Nossos e Ave-Maria.

Terceiro Dia
Oração
Vos recordo, Oh! nobilíssimo par, Joaquim e Ana!, a esperança com que ouvistes do arcanjo Gabriel o término de vossa esterilidade e a eleição para serem pais de Maria Santíssima;
Por isto vos suplico alentais meu triste coração e me alcanceis piedade e de vosso dulcíssimo neto Jesus, com o que peço nesta novena.

Três Pai-Nossos e Ave-Maria.

Quarto Dia

Oração
Vos recordo, Oh! nobilíssimo par, Joaquim e Ana! o regozijo que vos causou a Concepção Puríssima de Maria;
Por isto vos suplico me alcanceis de Deus graças para servir, segundo a obrigação, de meu estado, e o que peço nesta novena.

Três Pai-Nossos e Ave-Maria.

Quinto Dia

Oração
Vos recordo, Oh! nobilíssimo par, Joaquim e Ana!, a alegria com que vistes nascida a Maria Santíssima, Filha vossa,
E por isto vos suplico me alcanceis de Deus uma perfeita resignação a sua divina Providência, e o que peço nesta novena.

Três Pai-Nossos e Ave-Maria.

Sexto Dia

Oração

Vos recordo, Oh! nobilíssimo par, Joaquim e Ana!, o alívio que recebestes tendo em vossos braços, Maria Santíssima;
E por isto vos suplico me alcanceis de Deus uma verdadeira dor de todas as minhas culpas, e o que peço nesta novena.

Três Pai-Nossos e Ave-Maria.

Sétimo Dia

Oração

Vos recordo, Oh! nobilíssimo par, Joaquim e Ana, o gosto com que oferecestes a vossa Filha no Templo ao serviço de Deus;
E por isto vos suplico me alcanceis de sua Divina Majestade um sincero amor seu, e o que peço nesta novena.

Três Pai-Nossos e Ave-Maria.

Oitavo Dia

Oração
Vos recordo, Oh! nobilíssimo par, Joaquim e Ana!, a glória que vos cumulou quando o arcanjo Gabriel vos revelou que de vossa Filha Santíssima nasceria o desejado Messias;
E por isto vos suplico me alcanceis d'Ele uma ardente caridade ao próximo e o que peço nesta novena.

Três Pai-Nossos e Ave-Maria.

Nono Dia

Oração
Vos recordo, Oh! nobilíssimo par, Joaquim e Ana!, o júbilo, alegria, esperança, regozijo, alívio, gosto e glória inefável com que ao presente estais vendo para sempre a seus dulcíssimo Neto e Filha, Jesus e Maria;
E por isto vos suplico me alcanceis uma morte feliz em graça, e o que tenho pedido nesta novena.

Três Pai-Nossos e Ave-Maria.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover