06 julho 2011

Matrimônio e Confissão na SSPX são válidos? Ecclesia Dei responde



....Os padres da Fraternidade São Pio X são validamente ordenados, mas suspensos, quer dizer estão proibidos de exercer suas funções sacerdotais, porque eles não estão devidamente incardinado em uma diocese de instituto religioso em plena comunhão com a Santa Sé (cf. Código de Canon lei, cânon 265) e também porque os ordenados após as ordenações Episcopais cismáticas foram ordenados por um bispo excomungado.

Concretamente, isso significa que as Missas celebradas pelos padres da Sociedade de São Pio X são válidas, mas ilícitas, ou seja, em desacordo com o Direito Canônico.
Os Sacramentos da Penitência e Matrimônio, no entanto, exigem que o sacerdote goze das faculdades de diocese ou tenha delegação adequada. Já que isto não é o caso com estes sacerdotes, estes sacramentos são inválidos.
Embora seja verdade que a participação na Missa em capelas da Sociedade de São Pio X não são por si só "adesão formal ao cisma" (cf. Ecclesia Dei 5, c), a adesão pode acontecer após um período de tempo e lentamente, o fiél pode absorver uma mentalidade cismática que se separa do ensinamento do Sumo Pontífice e toda a Igreja Católica. Enquanto nós esperamos e rezamos para uma reconciliação com a Fraternidade São Pio X, a Comissão Pontifícia "Ecclesia Dei" não pode recomendar que os fiéis frequentes suas capelas pelas razões que citei acima. Lamentamos profundamente esta situação e rezamos para que logo uma reconciliação com a Fraternidade de São Pio X com a Igreja possa acontecer, mas até a reconciliação ocorrer as explicações que temos dado permanecem em vigor.

...Como já foi dito a você na nossa carta de 04 de julho de 2007:  "Esta Comissão Pontifícia faz o seu melhor para transmitir as respostas em pleno acordo com o magistério e as práticas canônicas presentes da Igreja Católica. Deve-se aceitá-las com docilidade e agir sobre eles com certeza moral. "Gostaríamos de acrescentar ainda que nenhum outro dicastério da Santa Sé irá dar respostas diferentes daquelas que nós respondemos aqui.

Resposta do Msgr. Camille Perl, Vice Presidente da Ecclesia Dei (na época) à Brian Mershon.


Leia o original em Inglês AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover