10 dezembro 2010

São José - Exemplo de Obediência



A disposição fundamental da alma de São José era total confidência  e abandono à Deus, fonte de sua fé.

São Mateus o chamou de - o homem justo -(1,19); a Sagrada Escritura ensina que o homem justo vive pela fé (Rom 1,17) e podemos muito bem afirmar que não há criatura no mundo, depois de Nossa Senhora, que tenha vivido tanto pela fé quanto São José. Na verdade tendo passado a vida entre o mistério da Incarnação ele necessariamente teve que transpôr todas as obscuridades na qual envolve este grandioso mistério.
   
São José precisou de uma fé profunda, uma fé continuamente nutrida de sofrimentos e angústia...mas ainda assim José permitiu-se ser guiado com docilidade e confiança cega...

O Evangelho nos relata 4 eventos que nos testifica isto:

1) Um Anjo colocou um fim na sua angústia lhe ordenando à receber Maria por esposa,- pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo-. José não hesitou e fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado. (Mt 1,20-24)

2) Um Anjo lhe disse - Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito- (Mt 2,13) Sem demora e no meio da noite o santo se levanta e cumpre a ordem. Objectivamente a fuga apresentou dificuldades, inconveniências, perigos, pobreza, exílio em uma terra estranha. Mas o anjo disse e José obedece.

3) Depois da morte de Herodes um anjo lhe aparece novamente e lhe diz para voltar à terra de Israel. (Mt 2,20)

4) Um anjo lhe avisa e ele vai para Galiléia. (Mt 2,22)

Aqui temos 4 atos de fé e obediência cega. José não hesitou ou argumentou, ele não fez objeções pois ele tinha confiaça total em Deus. Ele acreditava completamente n'Ele, em suas palavras e em sua Providência divina.

A vida inteira de São José pode ser resumida em uma contínua aderência ao plano divino até mesmo em situações que eram obscuras e misteriosas.

Também em nossa vida sempre há algo de mistério, ou porque Deus quer que seja assim ou por ser incompreensível à nossa pobre inteligência. Mas precisamos de fé, de confiança completa e, sabendo da infinita bondade de Deus, nos convencer que Ele sempre e em todas as circunstâncias faz o que é melhor para nós. Somente esta dócil confiança nos permitirá, como José, sempre dizer SIM a toda manifestação da vontade divina, humildemente, prontamente, confidentemente SIM, independente da obscuridade, dificuldades ou mistérios...

Deus usou anjos para dizer a José a Sua vontade, conosco ele usa nossos superiores (e principalmente a Igreja) como mensageiros enviados. Vamos obedecer com a simplicidade e exemplo de São José. Sabendo que Deus pode usar qualquer um para mostrar a Sua vontade. Ele usou César para levar José para Belém, lugar onde Jesus iria nascer. O Imperador Romano tinha intenções bem diferentes mas Deus usou este ato político para realizar seu plano da Incarnação. Deus sempre governa e dirige tudo para realizar a Sua vontade. 


Fonte: Divine Intimacy - Pe. Gabriel of St. Mary Magdalen,OCD - pág. 1130

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover