06 dezembro 2010

Festa de São Nicolau - o verdadeiro papai noel!


A verdadeira história do papai Noel começa com Nicolau, ele nasceu durante o terceiro século na vila de Patara.
Região da Grécia naquela época e que hoje pertence a costa sul da Turquia. Seus pais eram muito ricos e o educaram para ser um católico devoto mas morreram em uma epidemia enquanto Nicolau era ainda muito jovem. Obedecendo as palavras de Jesus - venda o que você tiver e dê aos pobres - , Nicolau usou toda a sua herança ajudando os necessitados, doentes e os que sofriam. Ele dedicou sua vida servindo a Deus e assim foi nomeado Bispo de Mira quando ainda era um jovem. O Bispo Nicolau tornou-se conhecido pela sua generosidade aos necessitados, seu amor pelas crianças e sua preocupação com os marinheiros.

Quando o Imperador Romano começou a perseguir os Cristãos, Bispo Nicolau sofreu muito por causa da sua Fé, foi preso e exilado. As prisões estavam tão cheias de bispos, padres e diáconos que não tinha lugar para os reais criminosos - assassinos e ladrões. Depois que foi solto ( quando o Imperador Constantino subiu ao trono), Nicolau atendeu o Concílio de Nicéia no ano de 325. Ele morreu no dia 6 de Dezembro do ano 343 em Mira e foi sepultado na sua Catedral onde uma relíquia chamada MANNA* formou-se no seu túmulo. Esta substância líquida possue poder de cura causando o crescimento a devoção à Nicolas. O aniversário de sua morte tornou-se o dia de celebrar São Nicolau, 6 de Dezembro (19 de Dezembro na calendário Juliano).

Através dos anos, muitas histórias e lendas tem sido contados sobre a vida e obras de São Nicolau. Isso nos ajuda a entender a seu extraordinário caráter e o por que ele é tão amado e reverenciado como protetor and intercessor dos necessitados.

No século XI, em 1087, os seus restos mortais foram transferidos para Bari, na Itália. Suas relíquias estão na Igreja de São Nicolau de Bari.

Resumindo as histórias mais comuns sobre o santo e que deram origens a algumas tradições de Natal

- Umas da histórias é a de um pobre homem que tinha 3 filhas. Naquela época o pai da moçã deveria pagar um dote ao futuro marido,quanto maior o dote maior era a chance de se conseguir um bom marido. Sem dote as moças provavelmente não se casariam e poderiam ser vendidas como escravas. Misteriosamente, em 3 ocasiões diferentes, um saco de ouro foi jogado pela janela caindo nos sapatos das moças.

- Uma outra história, deu origem à São Nicolau como protetor das crianças. Os cidadãos de Mira estavam celebrando a festa do santo quando piratas invadiram a cidade e roubaram um menino chamado Basilio. No ano seguinte, no dia de sua festa, São Nicolau apareceu ao menino que tinha se tornado escravo, o abençoou e levou de volta para casa. Em algumas fotos de São Nicolau no oriente principalmente, há um menino segurando um copo de ouro pois diz a tradição que Basilio trabalhava como escravo servindo ao Rei.

- São Nicolau como protetor dos marinheiros vem de inúmeras histórias de sua intercessão na idade média. Hoje ele é padroeiro de várias cidades na Itália, Grécia, França, Alemanha, Austria, Russia etc.

São Nicolau é exemplo de como levar uma vida de compaixão ao próximo por amor à Jesus Cristo. Perfeito para o tempo do Advento, ensinando as nossas crianças sobre a bondade e generosidade ao próximo.

São Nicolau é uns dos Santos com mais tradições celebradas no mundo. Na Alemanha e Polônia, meninos se vestem de Bispo e pedem esmolas para os pobres. Na Holanda e Bélgia, São Nicolau chega em um navio à vapor vindo da Espanha e anda em um cavalo branco distribuindo presentes as crianças que se comportaram como boas cristãs durante o ano que passou. Em muitos países da Europa 6 de dezembro é o dia em que se trocam presentes, preservando assim toda a atenção ao Menino Jesus no dia de Natal!

*"Maná de São Nicolau" é água pura formada no túmulo do Santo, se formou no túmulo em Myra e continuou a fazê-lo em Bari, Itália, anteriormente chamado de "óleo", "Myron" na tradição oriental.


Fonte: stnicholascenter.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover