15 outubro 2010

Santa Teresa de Jesus - Santa Madre Carmelita


Quem é você?
Eu sou Teresa de Jesus e você?
Eu sou Jesus da Teresa
(visão de St Teresa de Ávila com menino Jesus)


Santa Teresa de Jesus também conhecida como de Ávila, cidade onde nasceu em 28 de março de 1515 (morreu em Alba de Tormes, 4 de outubro de 1582) foi uma religiosa e escritora espanhola, famosa pela reforma que realizou no Carmelo, considerada junto com São João da Cruz a fundadora da Ordem dos Carmelitas Descalços. É também conhecida por suas obras místicas e o ensino sobre a oração mental. Ela é doutora da Igreja

Aos sete anos, gostava muito de ler histórias dos santos. Seu irmão Rodrigo tinha quase a sua idade, por isto costumavam brincar juntos. As duas crianças viviam pensando na eternidade, admiravam a coragem dos santos na conquista da glória eterna. Achavam que os mártires tinham alcançado a glória muito facilmente e decidiram partir para o país dos mouros com a esperança de morrer pela fé. Assim sendo, fugiram de casa, pedindo a Deus que lhes permitisse dar a vida por Cristo. Em Adaja encontraram um dos tios que os mandou de volta para casa. Com o fracasso de seus planos, Teresa e Rodrigo decidiram viver como ermitães na própria casa e construíram uma cela no jardim, sem nunca conseguir terminá-la. Desde então, Teresa amava a solidão. Aos 14 anos de idade perde sua mãe (católica devota) e desesperada pede que Nossa Senhora tome seu lugar. Na adolescência desenvolve uma grande amizade com suas primas e começa a se interessar por coisas fúteis e superficiais. Ela começa a ler contos e até escreve alguns romances.
Teresa implora no livro de sua vida para que os pais prestem muita atenção na amizades dos seus filhos. Teresa admite que esses contos de fadas ou românticos, aliados a amizade, ajudaram-na a cair em muitos defeitos. Ela começa a se interessar por roupas, cabelos, unhas, perfumes e todos os tipos de vaidade fútil. 
Por este motivo seu pai a coloca no convento das Irmãs Agostinianas, onde meninas da classe média ficavam para ser educadas. Após 1 ano e meio Teresa fica muito doente e precisa voltar para casa. Lendo as cartas de São Jerônimo, Teresa percebe o mal que toda aquela vaidade do mundo tinha feito em sua alma e mesmo contra sua vontade resolve ser freira, pois pensou que esta seria a única forma de salvação para sua alma.

Teresa então vai para o convento da Incarnação em Ávila, um convento totalmente secularizado, com muito conforto e até mesmo pessoas para servi-lá. Recebiam visitas dos cavalheiros da cidade e não dispensavam muito tempo em oração. Ela adoece novamente e fica afastada do convento por 3 anos onde teve seu primeiro contato com a oração mental lendo o livro do Pe Francisco de Osuna dado à ela pelo seu tio.

De volta ao convento ela novamente se dedica as coisas do mundo, gastando muito tempo em conversas com as outras freiras e não se dedicando a oração mental. Ela usa o fato de não se envolver em fofocas como as outras freiras para justificar a falta de entrega total a Deus e a sua saúde debilitada para não continuar com a oração mental e diz: - É um erro achar que precisa de saúde para praticar a oração mental este é o momento que a melhor oração pode ser oferecida- . Ela teve dificuldade em rezar mentalmente for 18 anos até que uma imagem de Jesus na cruz e a leitura de - Confissões de Santo Agostinho - faz com que, de repente, entenda todo o sofrimento que ela estava causando à Nosso Senhor (lembre-se que, comparando com as pessoas de hoje, o único pecado de Teresa era vaidade).

À partir deste dia entende que Deus é tudo e nós não somos nada sem Ele. Se entrega à uma vida de oração, praticando as virtudes mais importantes para ela- HUMILDADE e desapego das coisas do mundo para que tenha o coração limpo e puro somente para Deus!!

Começa a se entregar a Deus e ter místicas experiências (Deus estava esperando ela dar o primeiro passo para que Ele desse à ela o melhor tesouro deste mundo. - A união total com o nosso criador - O final dessa história é bem  conhecido. Umas da maiores Santas da Igreja triunfante!!

Fonte: O livro de sua vida - autobiografia de Santa Teresa
Santa Teresa de Jesus - Ora pro nobis!
***********************
Para celebrar o dia da minha santa madre uma receita espanhola com o seu nome.


Pan De Santa Teresa (Rabanada espanhola)

2 xícaras de leite;
3 colheres de sopa de açúcar;
1 pedaço de canela em pau;
casca de limão;
12 fatias de pão italiano / francês (um pouco velho);
3 ovos;
uma pitada de sal;
mistura de canela e açúcar para polvilhar;
Azeite para fritar.

Misture o leite com o açúcar, a canela e casca de limão. Ferva em fogo baixo/médio por 5 a 10 minutos. Coloque o pão em um prato grande e coe o leite sobre ele.
Bata os ovos em uma tigela rasa com uma pitada de sal. Com uma espátula, coloque as fatias de pão no ovo, cobrindo ambos os lados. Frite o pão no azeite até que esteja dourada e crocante em ambos os lados.
Salpique a mistura de canela com açúcar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover