10 janeiro 2010

Elefantes atacam aldeia na India exatamente um ano após as perseguições aos cristãos.



Em julho de 2008, uma severa perseguição aos cristãos irrompeu no estado indiano de Orissa [Bahia de Bengala, parte oriental da Índia)]. Uma freira de 22 anos de idade foi queimada até a morte quando multidões enfurecidas incendiaram um orfanato em Khuntpali, vila no distrito de Barhgarh. Outra freira foi estuprada por um grupo em Kandhamal, multidões atacaram igrejas, queimaram veículos, casas de cristãos foram destruídas, e o Pe. Chellen Thomas, diretor do centro de pastoral que foi destruído por uma bomba, escapou por pouco, depois que uma multidão hindu quase lhe ateou fogo. Como resultado final, mais de 500 cristãos mortos, e milhares de outros feridos e desabrigados após suas casas serem reduzidas a cinzas.

Recentemente, um fato estranho e dramático ocorreu em Orissa, que tem levado muitas pessoas a falar e pensar. Nos últimos meses, manadas de elefantes selvagens começaram a atacar as aldeias onde residem alguns dos piores perseguidores dos cristãos durante os tumultos. Em uma aldeia da qual os cristãos tiveram de fugir em agosto do ano passado para salvar suas vidas, enquanto suas casas eram destruídas pelos desordeiros, uma manada de elefantes surgiu da floresta vizinha em julho de 2009, no mesmo dia e hora do ataque.

Os elefantes atacaram primeiro uma máquina trituradora de propriedade de um importante líder do movimento de perseguição. Em seguida passaram a destruir sua casa e fazenda.

Centenas de moradores foram obrigados a se refugiar em acampamentos no estado indiano de Orissa, após repetidos ataques por uma manada de elefantes.

No distrito de Kandhamal, sete pessoas foram mortas, e várias outras feridas nas últimas semanas, em ataques de uma manada de 12 ou 13 elefantes.

Krishen Kumar, chefe do distrito, declarou que mais de 2.500 habitantes de 45 vilas foram atingidos pelos ataques. Informou que o rebanho viajou uma distância de aproximadamente 300 km até Kandhamal, antes de penetrar numa cidade do distrito. Não foi esclarecido, no entanto, por que essa manada de elefantes migrou da reserva Lakheri, em um distrito vizinho.

Especialistas em animais selvagens acamparam no local dos ataques, tentando descobrir por que os elefantes saíram da sua reserva. Os moradores dizem que os elefantes atacam suas áreas em manadas, causando grande destruição. Ganhando impulso, eles invadiram outras casas de não-cristãos, demolindo jardins e escolhendo as casas dos perseguidores, deixando intocados os lares cristãos.


Estes ataques estranhos se espalharam, e de acordo com um relatório, os elefantes já destruíram mais de 700 casas em 30 aldeias e mataram cinco pessoas. Ninguém nesta área tinha visto ou sequer imaginado a possibilidade de surgir uma manada de elefantes selvagens como estes. Não se trata deelefantes normais, eles parecem estar cumprindo uma missão. Primeiro entram numa vila elefantes menores, que parecem coletar dados sobre a comunidade. Em seguida se juntam ao rebanho maior, e logo depois os elefantes maiores concluem o trabalho.

O funcionário do ministério da Índia afirmou: "Achamos que isto pode ter algo a ver com uma vingança do sangue dos mártires”. De fato, o temor de Deus caiu sobre a população local, que os tem chamado de elefantes cristãos.

Com pouca ajuda proveniente do governo, os moradores partiram para o bloqueio de estradas. Os elefantes destruíram plantações e casas selecionadas, mas os funcionários também parecem impotentes. Não há habitat permanente de elefantes em Sundargarh. Eles vêm de Bihar, Chhattisgarh e Jharkhand, onde seus habitats encolheram. Mas não se sabe ao certo como e por que esses elefantes atingiram Orissa.

Pe. Sunil de Silva - 09-12-2009
Secretário do Arcebispo de Colombo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover