07 agosto 2010

Para os desobedientes


Da obediência do súdito humilde conforme o exemplo de Jesus Cristo

JESUS CRISTO
1. Filho, quem procura apartar-se da obediência, aparta-se também da graça; e quem procura o seu bem particular, priva-se dos bens comuns gerais.
Quando alguém não se sujeita de bom grado a seu superior, sinal é que sua carne ainda não obedece perfeitamente, mas que se rebela ainda muitas vezes contra o espírito.
Aprende, pois, a submeter-te prontamente a teu superior, se desejas ter a tua carne sujeita.
Porque o inimigo de fora é bem depressa vencido, quando o homen não tem a guerra dentro de si mesmo.
Não há inimigo pior e nem mais perigoso para tua alma que tu mesmo.`
É necessário que te desprezes a ti mesmo, se queres vencer a carne e o sangue.
Mas porque ainda te amas desordenadamente, por isso receias sujeitar-te de todo à vontade dos outros.

2. Ora, que haverá de especial em que tu, pó e cinza, te submetas ao homem por amor de Deus, quando eu, Onipotente e Altíssimo que tudo criei do nada, me sujeitei humildemente ao homem por teu amor?
Fiz me o mais humilde e abatido de todos, para que minha humildade te ensinasse a vencer a tua soberba.
Aprende a obedecer, pó soberbo; aprende barro e lodo, a humilhar-te e a meter-te debaixo dos pés de todos.
Aprende a quebrantar tua vontade e a fazer-te vítima da obediência.

3. Inflama-te de zelo contra ti mesmo e não deixes crescer em ti a menor soberba; mas faze-te tão submisso e pequeno, que todos possam andar sobre ti e pisar-te como lama das ruas.
De que podes queixar-te, homem desprezível? Que podes responder, sórdido pecador, aos que te maltratam, tu que tantas vezes desobedeceste ao teu Criador e muitas vezes mereceste o inferno?
Porém, a minha bondade te perdoou, porque tua alma é preciosa diante de mim: não te abandonei, para que conhecesses o meu amor e fosses sempre grato a meus benefícios.
E para que exercesses continuamente a verdadeira humildade e sujeição, sofrendo com paciência ser desprezado.

Imitação de Cristo - Livro III - Cap 13.

*************************
Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por Ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.
Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela, visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem...
É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. ( Rm 13, 1-5)

**************************

....Obediência, de acordo com alguns, não é mais uma virtude cristã mas sim uma herança autoritária, um passado dogmático e por isso superado....É uma rejeição do conceito de autoridade desejado por Deus... autoridade portanto que é legitimada por Deus e não...em um consenso da maioridade dos membros como em uma organização. A Igreja de Cristo não é um partido, uma associação ou um clube. Sua profunda e permanente estrutura não é democrática e sim sacramental, consequentemente Hierárquica... baseada na sucessão apostólica ... indispensável para a realidade do sacramento... autoridade passada por Cristo....somente se esta  perspectiva for adquirida será possível redescobrir a necessidade e os frutos de ser obediente a hierarquia eclesiástica...- Papa Bento XVI, então Cardeal Ratzinger, em 1985.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover