10 julho 2011

Dia do meu nome - venha para a sobremesa!

(Festa de todos os Santos em um grupo de educação em casa - homeschool)

Dia do meu nome - venha para a sobremesa é um livro de 1962 da Ordem Beneditina dirigido aos pais. O livro é um convite aos pais para comemorar o "dia do nome" da família, ou seja, comemorar a festa do dia do Santo cujo nome cada membro da família recebeu no batismo.

Eis a introdução do livro:
O livro contém nomes, festas e símbolos da nossa Mãe Santíssima, santos, orações da liturgia, e sobremesas adequadas para a celebração do ciclo da Igreja em nossa casa.

Na Igreja, o dia da morte do santo é um dia festivo, é o dia geralmente atribuído para a sua festa - seu aniversário no céu (no caso de casais que são beatificados juntos, a Igreja escolheu o dia do casamento como o dia de festa). Em alguns países e em ordens religiosas é costume observar o dia do santo em vez de aniversários.

No dia da festa do  nome de uma criança, "convidar para a sobremesa" é uma forma popular de entreternimento. É econômico, festivo, significativo, e permite a família ter um tempo junto - fazendo a uma fabulosa sobremesa sem quebrar o orçamento. Pode ser uma tarde curta - um momento de festa e oração para a criança na companhia de amigos e um momento de conversa agradável para os adultos acompanhá-los.

O dia do nome é um meio de fortalecer a fé de nossos filhos, de trazê-los mais perto da Comunhão dos Santos. O trabalho extra por parte dos pais será imensamente recompensado.

Em treze anos do jardim de infância até o ensino médio, as crianças passam 13 mil horas na escola (cinco horas por dia); 37.960 horas dormindo (oito horas por dia), e 62.920 horas acordados em casa ou em outro lugar. Um grande problema que os pais enfrentam é de criar um lar cristão, de como ensinar as lições da fé para além do catecismo e como neutralizar as influências seculares da televisão e rádio.

As Irmãs, Irmãos e professores das nossas escolas ensinam doutrina católica, é verdade, mas os pais devem ensinar "religião". E a maior parte do trabalho deve ser feito antes que a criança complete seis anos de idade. Nossos educadores católicos só podem construir sobre os alicerces de formação católica inculcados em casa. Uma das maneiras de criar uma atmosfera sobrenatural em casa e treinar os nossos filhos na fé é pela celebração da Festa do Santos.

O -dia  do nome- enriquece o pensamento de uma criança e cria sentimentos de reverência, segurança e amor pela tradição que vem da conexão com o passado; ajuda com que os membros da família se tornem mais próximos uns dos outros, de Deus e dos santos; é um meio de santificar a casa; cumprindo a ordem dos bispos dos Estados Unidos que afirmam: "os cristãos devem tornar suas casas santa".

O - dia do nome - pode ser celebrado como você preferir.  Só não pode faltar a oração ao santo e história curta sobre a vida do mesmo. (seria bom uma imagem também).

********************
Isto é a missão da nossa Igreja doméstica! Você já tem encontrado aqui no blog algumas idéias para sacralizar o nosso lar e agora disponibilizarei aos poucos as sugestões encontradas neste livro.
Lembremos que era uma tradição em famílias católicas dar nome aos nossos filhos em honra aos amigos no céu - os santos!  







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover