14 junho 2010

Conceitos Básicos em Psicologia Católica

Ter uma vida cristã e devota, em geral, não requer nenhuma habilidade ou necessidade intelectual. Cristo, afinal, não precisou de Platão e Aristóteles, para pregar sobre a entrega à Deus através do amor puro. A essência do cristianismo não é se sentir bem sobre nós mesmos ou se sentir especial por causa do que sabemos ou somos (ou pensamos que sabemos e somos), a essência do cristianismo está em sacrificar-se a cada momento através do amor puro, para que nós e os outros por quem oramos, possam ser salvos do pecado. É por isso que Cristo pregou em parábolas: para contornar o intelecto e tocar diretamente os corações e almas.

Parábolas
Na parábola do semeador (Mateus 13:1-9, Marcos 4:1-9, Lucas 8:4-8), Cristo descreve o que aconteceria com a própria Palavra que Ele pregou.
- Algumas pessoas, por causa da indiferença, da ingratidão e desprezo, rejeitam a Palavra mesmo quando a ouvem e se recusam a acreditar. Seus corações são duro como a rocha.
- Algumas pessoas aceitam a Palavra intelectualmente e pensam que acreditam. Mas quando os problemas aparecem se afligem, entram em pânico, não possuem paciência e abandonam a oração.Tentam obter satisfação com suas próprias mãos porque não criaram as raízes de fé profunda em seu coração e vontade.
-Algumas pessoas aceitam a Palavra de fé, mas em seguida, permitem que as atrações do mundo tomem conta de suas vidas e sufocam os frutos da fé.

Cristo também falou sobre a parábola do jóio no meio do trigo (Mateus 13:24-30), no qual ele descreveu como malfeitores e aqueles que fazem outros pecar irão existir junto com os fiéis até o julgamento final quando as ervas daninhas serão queimadas.

Um mundo cheio de impiedade

Assim, no mundo de hoje cheio de coisas anti-cristãs e embebido em impiedade e heresia, você precisa aplicar-se à oração, a fim de que possa distinguir a verdade de todas as mentiras que foram plantadas ao longo de séculos de desobediência e auto-indulgência para que você não acabe no fogo com todas as ervas daninhas.

Portanto, quem afirma que ser cristão no mundo de hoje é "fácil", infelizmente, não conseguiu entender um ponto fundamental sobre o cristianismo: o mundo odeia o verdadeiro cristianismo, porque Cristo coloca restrições sobre o mundo do prazer narcisista de si mesmo.

O Pregador da verdade de Deus disse-nos que todos os que queiram viver dignamente em Cristo sofrerão perseguições. Se Ele fala a verdade e não menti, a única exceção a esta afirmação é, creio eu, a pessoa que quer esquecer ou talvez não saiba como viver com moderação, justiça e fazendo o que é certo no mundo.

- Que vocês jamais sejam contados entre aqueles cuja casa está em paz, tranquilo e livre de cuidados. Aqueles à quem o castigo do Senhor não desce; aqueles que vivem seus dias de prosperidade e num piscar de olhos vai para o inferno. Carta de Saint Raymond Penyafort, Pe (Ofício das Leituras, 07 de Janeiro)

Psicologia e Espiritualidade
Mas você realmente precisa de um psicólogo para lhe ensinar como viver uma vida espiritual cristã? A verdade é que você não precisa. Tanto São João da Cruz e Santa Teresa de Ávila tinham introspecção psicológica fantástica para o funcionamento da mente e do coração e não tinham nenhuma formação em psicologia. Psicologia nem sequer existia como ciência naquele tempo.

Isto apenas vai mostrar que a espiritualidade genuína, em última análise, leva à introspecção psicológica exata. E mostra também que aqueles que escrevem ou pregam sobre a espiritualidade usando a psicologia em defesa de um desejo sentimental para a felicidade e auto-realização realmente não compreende a espiritualidade cristã.

Quem reza com humildade, sinceridade e boa-fé será dado o que é necessário. Apesar de um bom psicólogo católico poder ajudá-lo a ver seus pontos cegos ainda há muito o que fazer em sua própria alma.

Se alguém de vós necessitar de sabedoria peça a Deus - que a todos dá liberalmente, com simplicidade e sem recriminação - e se-lhe-á dada. Mas peça-a com fé, sem nenhuma vacilação, porque o homem que vacila assemelha-se à onda do mar, levantada pelo vento e agitada de um lado para o outro. Não pense, portanto, tal homem que alcançará alguma coisa do Senhor, pois é um homem irresoluto, inconstante em todo o seu proceder. (James 1:5-8)

Pedir sem vacilar
Mas o que, em linguagem moderna, significa pedir sem vacilar?
Pois bem, imagino que quando você optar por viver uma vida espiritual devota você andará em um caminho que o levará para fora da cidade e direitamente à sua crucificação. Você tem que sair sabendo que não poderá voltar. Se você voltar, não há nada mais do que o inferno. E se você começar a duvidar, hesitar e olhar para o mundo para entretê-lo ao longo do caminho, a certeza é de que a cruz não virá, mas o próprio diabo em breve aparecerá, vestido de uma forma agradável, abrindo a porta de uma limousine só para você.

Sacrifício, obediência e oração
Muitas pessoas vão ao psicólogo reclamando da dor que sofre nas mãos de outros - Meus amigos me abandonaram. Meus queridos abusam de mim. Meu marido é infiel. Minha esposa é crítica. Meus filhos são desobedientes - E a maioria deles se recusam quando ouvem que a única maneira de encontrar a cura verdadeira é aceitar a responsabilidade do seu lado de todo o sofrimento ao seu redor.

Exceto as crianças muito jovens abusadas por seus pais (e outros adultos), ninguém é inocente psicologicamente. Somos todos responsáveis por tudo que acontece ao nosso redor.
Seja por timidez ou por provocação contribuímos para o sofrimento que nos rodeia. E nós não gostamos quando alguém nos mostra a realidade.

Mas Cristo mostrou-nos de qualquer maneira
Ele mostrou-nos o Seu Corpo e Sangue; Apóstolos proclamaram; místicos através dos séculos têm confirmado: Se queremos a paz em nossos corações, não podemos fugir a nossa responsabilidade para com os outros à nossa volta. - Lembre-se Minha paixão e se você não acreditar em Minhas palavras, pelo menos acreditem nas minhas feridas.

Cristo assumiu a responsabilidade total do sofrimento do mundo tendo tudo em Si mesmo. E Ele nos chama à fazer o mesmo.

Assim, para aqueles que se arrependem do fato de que durante a sua amarga Paixão todos nós contribuímos para a dilaceração do Seu Corpo e do Coração, apenas uma ação trinitária pode levar a verdadeira cura e a paz: sacrifício, obediência e oração.

- Sacrifício também pode ser referido como sofrimento. O sofrimento, em seu sentido literal, significa suportar a dor que nós não fizemos nada para merecer. Mas o sentido mais amplo do sacrifício significa que devemos abandonar aquilo que realmente não precisamos, de modo a dar aos outros o que eles precisam. Em outras palavras, devemos abandonar as defesas psicológicas que nos protege do sentimento de ser amado pelo mundo social, para que possamos dar o verdadeiro amor aos outros. E assim, devemos sentir a dor de todos os pecados do mundo, temos que ter paciência na dor e devemos oferecer os nossos sofrimentos para o bem de todas as almas que poderiam voltar para Deus por causa dos nossos sacrifícios oferecido por eles.

Você deve aceitar todos os sofrimentos com amor. Não se aflija se sentir em seu coração uma repugnância e antipatia para com o sacrifício. Todo poder repousa na vontade e assim, estes sentimentos contrários, longe de diminuir o valor do sacrifício, aos Meus olhos, irão acrescentar. (Dito à Santa Faustina, Seu Diario, 1767)
- Obediência também pode ser pensada como o nosso apelo à caridade e misericórdia, pois o próprio Cristo, que em Seu amor por nós, obedientemente morreu na cruz para nossa redenção, nos ordenou a amar os outros como Ele nos amou.

- Oração refere-se à nossa incessante comunhão com a vontade divina. Porque a nossa vida pertence a Deus, não a nós mesmos Devemos habitar na presença de Deus em todos os momento de nossas vidas. Devemos orar constantemente por misericórdia Divina, pois somente isso tem um significado duradouro. E temos de rezar para o arrependimento e a conversão daqueles que nos fere ou nos insulta para que nossas vidas não permaneçam presas na amargura e vingança.

Para onde foi o amor?
Eu já vi isso várias vezes na igreja e no meu consultório: as pessoas são cheias de sorrisos e comportamento devocional na superfície, mas uma vez que elas são contrariadas tornam-se rapidamente hostil.

Na igreja, elas ouvem sobre torturas horríveis sofridas pelos mártires, surras, facadas, corpos dilacerados e queimados. Elas rezam para encontrar a força da coragem dos mártires e alegrar-se com o triunfo desses Santos. Então, antes mesmo de deixaram a igreja, elas experimentam uma pequena insulto ou inconveniente e respondem com um ataque de fúria. O que aconteceu com as orações que estavam em seus lábios apenas momentos atrás? Para onde todos os mártires foram? Onde foi o amor?

Para a maioria das pessoas o amor é apenas um conceito intelectual - é superficial. Assim, entenda que o amor não é real até, como uma expressão de sacrifício, obediência e oração, ele rasga e penetra em seu coração.

Algumas pessoas procurando por uma vida espiritual perguntam à Igreja Católica: "Quanto custa esta sabedoria e paz que vocês oferecem?" A resposta é simples e direta: "Tudo o que você tem, todo o teu coração, toda a tua alma, toda a tua mente e toda a sua força." Elas abanam a cabeça. "Não, isso é muito caro. Queremos algo que possamos pagar.

O que você pode fazer?
Aqui está alguns passos que você podera fazer para descobrir o amor real:

- Negar a si mesmo. Fazer o que Cristo nos disse. Pare de procurar seu próprio prazer e sua própria identidade imaginária. Em vez disso, siga os Seus conselhos espirituais a fim de que você esteja em um bom estado de mente e coração para perceber e receber-as graças que Deus lhe envia. Desta forma, você será capaz de reconhecer e se arrepender de seus próprios pecados e talvez ajudar outros a reconhecerem e se arrependerem dos pecados deles.

Quando Cristo e os Apóstolos encontraram-se com apenas alguns pães e um peixe no meio de milhares de pessoas com fome Cristo poderia ter dito aos apóstolos: "aproveite o que você tem, os outros podem se defender sozinhos". Mas não. Em vez disso ele começou a dar o que tinha e multiplicaram-se. De forma semelhante, quando você faz sacrifícios, não se priva de nada, você multiplicar o amor.

- Aprenda a rezar. Você começa a deixar de fora as distrações mundanas e busca a oração como o verdadeiro sustento. Mas se você não aprender a render-se totalmente, renunciar a seus próprios desejos, e seguir a disciplina tanto para a oração vocal quanto para a mental, as respostas às suas orações serão provavelmente as suas próprias fantasias de realização de um desejo e não a vontade de Deus. A oração não é algo a ser levado casualmente ou a sua própria psicologia inconsciente irá desencaminhá-lo.

- Leia e estude. Você precisa estudar a verdade de forma a proteger-se de ser infectado com a indiferença, a ingratidão e o desprezo do mundo corrupto em torno de você. Como você está aprendendo a orar, comece a ler a "Imitação de Cristo " como uma espécie de orientação diária e ao mesmo tempo leia outros livros incluindo a Bíblia.

- Confesse seus pecados. Tenha cuidado porém em não olhar apenas na superfície das coisas. Por exemplo, se você estiver tendo tentações sexuais, você pode simplesmente confessar que tem tentações sexuais. Mas se olhar mais profundamente pode ser que estas tentações sejam causadas por uma forma inconsciente de sentimento de abandono por exemplo. Então, se você observar melhor a causa dos seus pecados, podera confessar o verdadeiro problema e levar seus medos diretamente a Deus.

"Eu não sou um psicólogo," um padre irá dizer. E de certo isto é um fato, mas também é uma triste desculpa para esconder alguns erros que os sacerdotes cometem pregando ou conduzindo o processo confessional. A verdade é que, se mais sacerdotes "negassem a si mesmos e vivessem uma vida ascética", eles poderiam receber o dom de "ler" os corações que com certeza compensaria muito mais do que a falta de formação psicológica.

-Entenda a humildade e entenderá o amor. Compreender que o cristianismo não é uma questão de conhecimento para seu próprio benefício. Não é uma questão de capacidade intelectual ou da filosofia. Não é uma questão de discutir com os outros. Não é uma questão de exibir sua santidade para os outros verem e admirarem. Não é uma questão de visões e êxtases. É simplesmente uma questão de esvaziar-se de amor próprio e preencher-se de amor puro. Santidade não é medida através de "sentimento espiritual" mas com sentimentos de obediência.

Para ser tomado com o amor de alma, Deus não olha para a sua grandeza mas para a grandeza da sua humildade. (St. João da Cruz - Os ditados de Luz e Amor, n. 103)

Você pode ter visões, ouvir Sua voz, rezar em línguas mas o que isso tem de bom se não levá-lo cada vez mais a profunda humildade e verdadeiros atos de sacrifício em prol da misericórdia para com os outros?

Veja-se como ninguém. Ponha-se ao serviço de todos. Dê tudo o que tem e seja um exemplo vivo dessa graça divina e glória. Sinta a dor e a tristeza de todos os pecados do mundo ao seu redor, mas não preste atenção ao que os outros fazem - concentre-se em seu próprio desejo de um coração casto e humilde. Pois, assim como o pecado é o castigo do pecado, o amor é a recompensa do amor.

Acima de todas as graças e os dons do Espírito Santo que Cristo concede aos seus amigos esta a graça de superar a si mesmo e aceitar de bom grado, por amor a Cristo, todo sofrimento, prejuízo, desconforto e desprezo. Pois como todos os outros presentes de Deus não podemos nos vangloriar sabendo que não procede de nós mesmos, mas de Deus, segundo as palavras do Apóstolo, "Que tens tu que não tens recebido de Deus? E se tu recebeu porque se vangloriar como se não fosse recebido? "Mas na cruz da tribulação e aflição se vanglorie porque como diz o apóstolo novamente "eu não vou ser salvo na glória mas na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. "  (Os Fioretti de São Francisco de Assis Capítulo VII)

Aumenta a minha Fé
Porém, nada disso é fácil. Se você orar "Senhor aumenta a minha Fé" não espere que Deus magicamente lhe dará uma grande dose de Fé. Em vez disso, terá aflições empilhadas em cima de sua cabeça. Mas se você gentilmente lidar com tudo isso através de uma perseverança amorosa, sairá da luta descobrindo que sua Fé, na verdade, aumentou.

É muito simples o que é exigido de nós. É por isso que você vê tantos "cristãos" felizes passeando e acenando de suas limousines.

Fonte: Chastitysf -  Dr. Raymond Richmond, Ph.D - Psicólogo Católico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover