24 dezembro 2010

Véspera do Natal

árvore de Natal do Vaticano
109. No espaço de tempo entre a primeira vésperas de Natal e a Missa do Galo, tanto a tradição de músicas natalinas, que são meios poderosos de transmitir a mensagem de Natal de paz e alegria, e a piedade popular, propõem algumas formas de contribuição, que diferem de país para país , e que devem ser valorizados e, quando necessário, feitos em consonância com a celebração da Liturgia. Estes incluem:

- "Presépios vivos" e a inauguração do presépio nas casas dos fiéis que é uma oportunidade para a oração em família: esta oração deve incluir a leitura de São Lucas narrando o nascimento de Cristo, as canções típicas do Natal, assim como orações de petição e de louvor, em especial os das crianças que são as protagonistas em momentos famílias;

- inauguração da árvore de Natal. Este evento também oferece uma oportunidade para a oração familiar. Além de suas origens históricas, as árvores de Natal tornaram-se um símbolo potente hoje e é muito difusa entre os cristãos, a árvore evoca tanto a árvore plantada no centro do Éden (Gn 2, 9), quanto a árvore da Cruz, que empresta-lhe um significado cristológico: Cristo é a verdadeira árvore da vida, nasceu de ações humanas, da Virgem Maria, a árvore que está sempre verde e produtiva. Nos países nórdicos, as árvores são decoradas com maçãs... "Presentes" podem ser adicionados, mas entre os presentes sob árvore, deve-se incluir algo para os pobres uma vez que eles pertencem a toda família cristã;

- a ceia de Natal. A família cristã, que tradicionalmente abençoa a mesa e dá graças ao Senhor pelos alimentos, realiza esta cerimônia com maior intensidade na ceia de Natal dando uma expressão concreta e potente da alegria dos laços familiares.

110. Sempre que possível, a Igreja deseja que os fiéis se preparem para a celebração da Missa do Galo no dia 24 de dezembro com a leitura do Ofício Divino(119). Quando tal não for possível, pode ser oportuno preparar uma véspera com hinos, leituras e elementos tirados da piedade popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover