21 novembro 2010

Solenidade de Jesus Cristo Rei



A Festa de Cristo Rei foi criada pelo papa Pio XI em 1925 na sua Encíclica - Quas Primas -. Foi instituida no último domingo de outubro mas após a reforma litúrgica passou ao último domingo do ano litúrgico como ponto de chegada de todo o mistério celebrado, para dar a entender que Ele é o fim para o qual se dirigem todas as coisas.

Deus prometeu à Abraão e ao Rei Davi respectivamente:

Gênesis 22, 16-18
..e disse-lhe: “Juro por mim mesmo, diz o Senhor: pois que fizeste isto, e não me recusaste teu filho, teu filho único, eu te abençoarei. Multiplicarei a tua posteridade como as estrelas do céu, e como a areia na praia do mar. Ela possuirá a porta dos teus inimigos, e todas as nações da terra desejarão ser benditas como ela, porque obedeceste à minha voz.”

II Samuel 7,10-19
Designei um lugar para o meu povo de Israel: plantei-o nele, e ali ele mora, sem ser inquietado, e os maus não o oprimirão mais como outrora, no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo. Concedo-te uma vida tranqüila, livrando-te de todos os teus inimigos. O Senhor anuncia-te que quer fazer-te uma casa. Quando chegar o fim de teus dias e repousares com os teus pais, então suscitarei depois de ti a tua posteridade, aquele que sairá de tuas entranhas, e firmarei o seu reino. Ele me construirá um templo, e firmarei para sempre o seu trono real. Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Se ele cometer alguma falta, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de homens, mas não lhe tirarei a minha graça, como a retirei de Saul, a quem afastei de ti. Tua casa e teu reino estão estabelecidos para sempre diante de mim, e o teu trono está firme para sempre. Natã comunicou a Davi todas as palavras dessa revelação. O rei Davi veio apresentar-se ao Senhor e disse-lhe: Quem sou eu, Senhor Javé, e quem é a minha família, para que me tenhais trazido até aqui?  E como se isso parecesse pouco aos vossos olhos, Senhor Javé, fizestes promessas à casa de vosso servo, para tempos futuros! Acaso isso é normal para o homem, Senhor Javé?

Essa promessas foram cumpridas em Cristo. Nosso Senhor é o Rei dos reis. E a única maneira de encontrarmos paz no mundo é que todos vejam Ele como realmente devemos: o Rei O qual todos devem ajoelhar e obedecer. 
 
Neste dia rezemos para que todos se convertam à Cristo e para que todos os governos O reconheçam como o nosso Rei e façam suas leis de acordo com os Seus ensinamentos. Este é o único caminho.

Apocalipse 19, 15-16
De sua boca sai uma espada afiada, para com ela ferir as nações pagãs, porque ele deve governá-las com cetro de ferro e pisar o lagar do vinho da ardente ira do Deus Dominador. Ele traz escrito no manto e na coxa: Rei dos reis e Senhor dos senhores!

Vive Christus Rex!
Fonte: Fisheaters

*************************
Indulgência parcial ao fiél que recitar o Ato de consagração do gênero humano a Jesus Cristo Rei (aqui n.27). Indulgência plenária se recitado em público no dia da solenidade de Jesus Cristo Rei.

*****************************

Para festejar, sanduiches em forma de coroa!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover