20 julho 2010

Fora da Igreja não há salvação.


A doutrina de que "Fora da Igreja não há salvação" é aquela que é constantemente mal interpretada por aqueles que atacam o Magistério da Igreja. A fé não depende de nossa capacidade de raciocinar com a verdade, mas da nossa humildade perante a verdade que nos é apresentada por aqueles a quem Cristo confiou essa tarefa. É por isso que o Concílio Vaticano I ensinou que a tarefa  para determinar e explicar o significado da Tradição - incluindo "fora da Igreja não há salvação" - pertence SOMENTE ao Magistério.

Quanto a esta doutrina, o Papa do Concílio Vaticano I, Pio IX, falou em duas ocasiões diferentes. Numa alocução (discurso ao público) em 9 de dezembro de 1854 ele disse:
Nós devemos defender a fé, que fora da Igreja Apostólica Romana não há salvação, que ela é a única Arca de segurança, e quem não está com Ela perece no dilúvio, também temos, por outro lado, reconhecer com certeza que, aqueles que estão em ignorância invencível da verdadeira religião não são culpados aos olhos do Senhor. E quem teria a pretensão de traçar os limites dessa ignorância segundo a natureza, a diversidade dos povos, países, as mentes e o resto?
Mais uma vez, em sua Encíclica Quanto Conficiamur Moerore de 10 de agosto de 1863 dirigida aos bispos italianos, ele disse:
É conhecido para nós e para vocês que aqueles que estão em ignorância invencível da nossa santíssima religião, mas que observar cuidadosamente a lei natural e os preceitos gravados por Deus nos corações de todos os homens e que estiver disposto a obedecer a Deus e conduzir uma vida honesta e direita, pode, ajudada pela luz da graça divina, alcançar a vida eterna, porque Deus, que vê claramente, que procura e conhece os corações, a disposição, os pensamentos e intenções de cada um, em sua Suprema misericórdia e bondade não permite que qualquer pessoa possa sofrer o castigo eterno, que não tenha por sua própria vontade, caído em pecado.
Estas declarações são consistentes com o entendimento da Igreja contidas nos documentos do Concílio Vaticano II e do Catecismo da Igreja Católica, bem como explica por que a posição rigorosíssima do  Pe. Feenay (ele negava o batismo de sangue e desejo), foi condenado pelo Magistério. É irônico que justamente são aqueles que conhecem a sua obrigação de permanecer unidos aos ensinamentos do Magistério, e, portanto, que esta doutrina é moralmente obrigatória para manterem-se em união com a Santa Sé, que o mal interpretam. 

Por Colin B. Donovan, STL original aqui 
*************

Para saber mais sobre essa doutrina leia:  Dominus Iesus - Congregação para a Doutrina da Fé - 2000

Trechos importantes retirados da Encíclica QUANTO CONFICIAMUR MOERORE - Pio IX -1863

6. Agora, uma vez que nossa missão apostólica exige cuidado e zelo em defender a causa da Igreja comprometida à nós por Cristo, nós condenamos aqueles que atacam e desprezam a própria Igreja, as suas leis sagradas, ministros e esta Sé Apostólica...

7. Aqui, também, os nossos amados filhos e veneráveis irmãos, é necessário mencionar novamente e censurar um erro muito grave entre alguns católicos que acreditam que é possível chegar à salvação eterna, embora vivendo em erro e distanciado da verdadeira fé católica e unidade. Essa crença é, certamente, contra a doutrina católica. Há, naturalmente, aqueles que estão lutando com a ignorância invencível sobre nossa santíssima religião....(trecho mencionado acima, reafirmado pelo CVII e Dominus Iesus)

8....A salvação eterna não pode ser obtida por aqueles que se opõem a AUTORIDADE e as DECLARAÇÕES da mesma Igreja e estão obstinadamente SEPARADOS da unidade da Igreja e do Sucessor de Pedro, o Romano Pontífice, a quem "a guarda da vinha foi dada pelo Salvador",... As palavras de Cristo são claras o suficiente:" ...E  se recusar ouvir também a Igreja, que ele seja para ti um pagão e publicano "; [Mt 18,17] "Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou; "[Lc 10,16]...O apóstolo Paulo diz que essas pessoas são "pervertidas e condenam a si próprio" [Tt 3,11] Príncipe dos Apóstolos chama-os de "falsos doutores..." [2 Pd 2,1]

(aqui sobre os - Irmãos separados -)
9. Deus não permita que nenhum filho da Igreja Católica seja de nenhuma maneira inamigável com aqueles que não estão totalmete unidos a nós pelo laços da mesma fé e amor. Pelo contrário, que sejam sempre zelosos em atender suas necessidades em todos os serviços de caridade cristã, se são pobres ou doentes ou sofrem qualquer tipo de aflição. Primeiro de tudo, permitir resgatá-los das trevas do erro em que tenham infelizmente caído e se esforçem para orientá-los de volta à verdade Católica e à sua mais amorosa Mãe que está sempre com seus braços maternos abertos para recebê-los de volta a Igreja. Assim, firmemente fundada na fé, esperança e caridade e frutificando em toda boa obra, ganharemos a salvação eterna.
 
*************
Iesu mitis et humilis Corde, Fac cor nostrum secundum Cor tuum.
(Jesus manso e humilde de coração, fazeis nossos corações semelhantes ao Vosso)
 
Nossa Senhora da humildade - ora pro nobis.
 
São José, exemplo de obediência - ora pro nobis.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover