12 julho 2010

Beatos Zelia e Luis Martin




Luis Martin nasceu em 1823. No final de seus estudos em Alençon ele escolheu a profissão de relojoeiro. Um homem de fé e de oração, por um tempo Luis desejava entrar para o sacerdócio. Em 1845, ele foi para os Alpes Suíços para entrar num mosteiro cartuxo. Pediram que ele aprendesse Latim e voltasse , não se sabe o motivo, mas Luis nao terminou as aulas de Latim , não retornando ao mosteiro.

Zelia Guérin nasceu em 1831. Zelie estudou com as Irmãs da Adoração Perpétua. Ela recebeu formação que a fez uma rendeira muito hábil. Tentou ser freira, mas após conversar com a Superiora das Filhas da Caridade, ela entendeu que não era a vontade de Deus.

Um encontro providencial uniu estes dois jovens. Um dia, Zelia cruzava a Ponte Saint-Léonard e por ela passou um rapaz com um rosto nobre, um ar reservado e um comportamento cheio de dignidade. Naquele momento, uma voz interior sussurra em seu ouvido "Este é o homen que esta reservado para você." A identidade do rapaz logo foi revelada. Providencialmente, Zelia conhece a mãe de Luis que, tentando arrumar uma católica devota como esposa para o filho, os apresentou.

Três meses após terem se conhecido, casam-se à meia-noite no dia 12 de julho de 1858, um horário comum na epóca entre aqueles que entendiam a importância religiosa do casamento, ou seja, um sacramento que é uma vocação, um chamado à santidade.

Os dois decidem  manter a castidade perfeita no matrimônio. No entanto, a Sabedoria Divina, que leva tudo com "força e doçura", tem outros planos para este casal e no final de dez meses, a conselho de um amigo sacerdote, mudam de idéia. Eles agora desejam ter muitos filhos, a fim de criá-los e oferecê-los ao Senhor.

O casal é abençoado pelo nascimento de nove filhos. Perderam quatro filhos ainda quando crianças. Mas o luto não enfraqueceu a confiança na bondade dos planos de Deus e abandonam-se com amor a Sua Vontade. (As crianças sobreviventes, cinco meninas, se tornaram freiras, quatro delas Carmelita.)

Zelia era da Terceira Ordem Franciscana e desde cedo, ensinou as suas filhas a oferecerem seus corações ao bom Deus e a simples aceitação das dificuldades diárias "para agradar a Jesus". Uma marca que é a base do ensinamento dado pela mais conhecidas de suas filhas: Santa Terezinha do Menino Jesus.

No final de 1876, Zelia descobre um câncer de mama que era inoperável. Morre em 28 de agosto de 1877. Luis fica com cinco filhos: Maria, Paulina, Leonie, Celine, e Teresa, que tem  quatro anos e meio de idade.

A pedido de Zelia, Luis muda-se após a morte da esposa para Lisieux, para viver perto da família de seu cunhado, Isidore Guérin. O trabalho mais admirável de Luis é como educador. E a aceitação da vontade de Deus para com as suas filhas e, em seguida, consigo mesmo é um grande exemplo. Ele não coloca nenhum obstáculo para as vocações de suas filhas e considera-a como uma graça muito especial concedido à sua família.

Pouco depois da entrada de Teresa no Carmelo de Lisieux, ele disse a uma de suas filhas: "Meu Deus, eu estou muito feliz. Não é possível ir para o céu assim. Eu quero sofrer algo por você."

Os últimos anos da vida do Sr. Martin são marcados por diversos problemas de saúde. Ele sofre diversas humilhações por causa da doença: Arteriosclerose cerebral, o qual o deixa paralisado e incapacitado de falar. Morre em 29 de julho de 1894.

Em 2008, a Comissão Médica da Congregação para as Causas dos Santos declarou inexplicável pela ciência e do conhecimento geral, a cura do jovem Pietro Schiliro, de Monza, na Itália. Nascido em 25 de maio de 2002, Pietro sofria de uma doença grave na sequência da inalação de mecônio, o que levou a graves complicações pulmonares. A cura inesperada surgiu em 29 de junho de 2002 após uma novena de orações para os Servos de Deus, então veneráveis, Luis e Zelia Martin. O Papa Bento XVI aprovou o milagre da cura de Pietro realizado por Deus através da intercessão do casal e os beatificou em 19 de outubro de 2008 colocando o dia 12 de julho como dia da festa no calendário litúrgico.

Em sua homilia, o cardeal Saraiva Martins, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, disse que, em momento de crise para as famílias, o casal Martin é um verdadeiro modelo. Ele também os ofereceu como modelo para as pessoas que enfrentam a doença e a morte - Zelia morreu de câncer e Luis teve arteriosclerose cerebral. Ele disse que eles nos ensinam a enfrentar a morte, abandonando-nos a vontade Deus.

Fonte da Biografia: The Story of a Family - Pe Stephane- Joseph Piat, OFM

*******************
O casal Martin, apesar de terem pertencido a classe média alta, sempre levaram uma vida muito modesta. A comida era muito simples e só em dia de Festa Litúrgica se davam ao luxo de comerem algo diferente. Por exemplo, café durante o dia, era somente em dia de celebrações. Este é o primeiro ano que estaremos comemorando o dia dos Bem-aventurados Zelia e Luis. Teremos um café da tarde especial.


Beatos Zelia e Luis Martin - Orate pro nobis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

+Seu comentário será publicado após aprovação.
In Christo Rege!

Você poderá gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover